CML

Câmara de Londrina é convidada a integrar revisão do Masterplan

Sessão contou com a presença de Gerson Guariente, vice-presidente da ACIL, e Angelo Pamplona, diretor Institucional.

Ranulfo Pedreiro

Compartilhe com o universo

Compartilhar Câmara de Londrina é convidada a integrar revisão do Masterplan no Linkedin Compartilhar Câmara de Londrina é convidada a integrar revisão do Masterplan no Twitter Compartilhar Câmara de Londrina é convidada a integrar revisão do Masterplan no Facebook

Fonte: CML

Na tarde de sexta-feira (28), a Câmara Municipal de Londrina (CML) recebeu a visita de Diego Menão, executivo responsável pelo Masterplan Londrina 2040. O objetivo foi convidar vereadores e servidores do Legislativo para participarem da 1ª Revisão do Masterplan, além de apresentar o conteúdo do plano estratégico que traça os rumos para o desenvolvimento de Londrina nos próximos anos. O encontro contou com a presença de Gerson Guariente, 1º vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Paraná Norte) e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL); Angelo Pamplona, presidente do Fórum Desenvolve Londrina e diretor Institucional da ACIL; e Fernando Guimarães Teixeira, presidente do Londrina Convention Bureau. O convite foi feito pelo presidente da CML, vereador Emanoel (Republicanos).

O lançamento da 1ª Revisão do Masterplan Londrina 2040 será realizado no dia 8 de abril, durante a ExpoLondrina. A nova etapa do plano resultará no Masterplan Londrina 2045, que será construído por meio de oficinas participativas previstas para a segunda quinzena de abril. Durante o encontro desta sexta na CML, Diego Menão destacou a importância da atualização periódica do documento, que deve ser revisto a cada cinco anos para se manter alinhado com as transformações sociais, econômicas, tecnológicas e ambientais. “Convido a Câmara a participar das oficinas de revisão. […] O futuro de Londrina não será definido ao acaso, mas pelo que escolhemos construir hoje”, reforçou.

O Masterplan Londrina 2040 foi elaborado por uma consultoria externa contratada pela Prefeitura com recursos repassados pela Câmara de Londrina. Ele foi  concluído em 2021 após um extenso processo colaborativo que envolveu setor público, iniciativa privada, universidades, terceiro setor e sociedade civil. O plano identifica os principais desafios da cidade e propõe estratégias e projetos para superá-los. O objetivo central é que Londrina chegue em 2040 como uma cidade inovadora, sustentável e com vida de qualidade. Para isso, são propostas 79 ações estratégicas, com 370 projetos.

Diego Menão reforçou o papel do Masterplan como instrumento orientador de políticas públicas e decisões orçamentárias. “A finalidade é ser um Plano de Estado que nutra os planos de governo, um guia que mostre algumas ambições coletivas. O intuito é evitar que a cada quatro anos a gente vá rasgando o manual de condutas da cidade”, afirmou. O conteúdo completo do Masterplan Londrina 2040, incluindo os eixos estratégicos, as ações prioritárias e metas mobilizadoras, está disponível para consulta pública no site oficial: www.2040.londrina.pr.gov.br.

Fotos: Fernando Cremonez/Divulgação CML

Leia também