Fonte: Folha de Londrina
Uma cidade muito diferente consta da minuta do projeto de lei do novo sistema viário básico de Londrina. A proposta, que pode se tornar um dos itens complementares do Plano Diretor da cidade, estabelece 44 ampliações em vias locais, com o objetivo de melhorar o complicado trânsito londrinense.
Muitas das alterações previstas são radicais. A minuta estabelece, por exemplo, a duplicação de toda a Avenida Duque de Caxias, uma das mais importantes da Região Central, e que tem mão dupla apenas no trecho de dois quilômetros entre as avenidas Inglaterra e Juscelino Kubitschek – os outros três quilômetros da via, a serem duplicados, hoje têm pista única no sentido Norte-Sul, da BR-369 até a JK.
A Região Central é a que tem mais alterações programadas na minuta. Das 44 alterações previstas para toda a cidade, 22 abrangem vias do Centro e bairros vizinhos. A Região Leste, com 11 mudanças previstas, vem em segundo. Bem atrás, estão as regiões Oeste (cinco alterações relacionadas na minuta), Sul (quatro) e Norte (duas).
Entretanto, a presença dessas alterações no texto do eixo viário do Plano Diretor não garante que as obras serão realizadas – ao menos não em um futuro próximo. A lei do sistema viário do plano de 1998 previa alterações em 19 vias de Londrina, mas elas não saíram do papel ou foram feitas apenas parcialmente: estava programada a duplicação de toda a Rua Goiás, mas desde então a mudança foi feita apenas no trecho de 500 metros entre a Rua Michigan e a Avenida JK. Os dois quilômetros restantes, entre a JK e a Avenida Santos Dumont, seguem em pista simples com sentido único (Oeste-Leste). Todas as 19 mudanças previstas na lei de 1998 continuam na minuta de 2013.
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), órgão da prefeitura que coordena as discussões do sistema viário, está sistematizando as propostas apresentadas pela população após audiências realizadas em agosto para depois encaminhar oficialmente o projeto de lei à Câmara Municipal. Segundo o Ippul, foram 14 sugestões feitas por moradores. Além disso, o Poder Executivo pretende incluir mais três mudanças.
A respeito da Região Central somar metade das alterações previstas na minuta, o Ippul informou que a maioria das adequações para o Centro e bairros vizinhos já constava de um decreto de 1995 e do Plano Diretor de 1998, e é coerente com um diagnóstico daquela década que apontava gargalos na área e a necessidade de diretrizes para desafogar o trânsito. A definição de quais obras devem ser realizadas primeiro, quando e com quais recursos, entretanto, cabe aos planos plurianuais.
O instituto salientou que a minuta é mais ampla e inclui toda a estruturação viária de Londrina, incluindo em áreas ainda não parceladas e habitadas e a valorização do transporte coletivo e por bicicletas. De acordo com planejamento fechado em 2012, a prefeitura pretende expandir a malha cicloviária dos atuais 17,5 para 105 quilômetros, mas não há prazos para atingir essa meta.
O Ippul argumenta que a minuta do sistema viário foi definida após "ampla consulta" à população, por meio de oficinas e conferências.
Atraso
O Plano Diretor deve ser revisto a cada 10 anos, o que deveria ter acontecido em Londrina em 2008. Naquele ano, entrou em vigor o Plano Diretor Municipal Participativo da cidade, mas as oito leis complementares que integram o plano só começaram a ser aprovadas nos anos seguintes. Em 2011 e 2012, foram aprovadas as leis do perímetro urbano, do parcelamento do solo urbano, da preservação do patrimônio cultural e dos códigos de obras e edificações, posturas e ambiental. As leis do uso e ocupação do solo urbano e do sistema viário estão pendentes. Além disso, está em discussão a lei das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis).
Como ficará
1) Avenida Duque de Caxias: faixa total de 28 metros, com mudança de alinhamento de 13 metros na face leste, no trecho compreendido entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a BR-369, podendo ser alternativamente alterado o alinhamento em até 13 metros na face oeste entre as ruas Alagoas e Goiás, mediante avaliação técnica e socioeconômica pelo Poder Público Municipal
2) Avenida Jorge Casoni: faixa total de 25 metros com mudança de alinhamento de 10 metros na face leste, no trecho compreendido entre a Avenida Santos Dumont e a Rua Caraíbas, sendo que na Avenida Jorge Casoni, partindo da Rua Belém, o alargamento é variável até a Rua Tupinambás
3) Rua Aminthas de Barros: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Avenida Higienópolis e a Rua Fidêncio Xavier
4) Rua Antônio de Moraes Barros: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 16 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Rua Professor Júlio Estrella Moreira e a Rua Senador Souza Naves
5) Rua Belém: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face norte, no trecho compreendido entre a Avenida Leste-Oeste e a Avenida Jorge Casoni
6) Rua Bolívia: faixa total de 30 metros com mudança de alinhamento de 15 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Avenida Duque de Caxias e a Rua Enzo Rufino e desta até a rótula da Avenida Comandante João Ribeiro de Barros
7) Rua Caraíbas: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 13 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Avenida Jorge Casoni e a Avenida Dez de Dezembro
8) Rua Eduardo Benjamin Hosken: faixa total de 25 metros com mudança de alinhamento de 3,50 metros em ambos os lados no trecho compreendido entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Rua Vitória e faixa variável, incidindo na área do antigo Colégio Filadélfia até a Rua Quintino Bocaiúva
9) Rua Goiás: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Avenida Santos Dumont
10) Rua Gumercindo Saraiva: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Avenida Higienópolis e a Rua Sena Martins
11) Rua Humaitá: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 15 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Avenida Higienópolis e a Rua Monte Castelo, e mudança variável à face norte até a Avenida Maringá
12) Rua Itajaí: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face oeste, no trecho compreendido entre a Avenida Leste-Oeste e a Rua Tietê
13) Rua Manaus: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Rua Quintino Bocaiúva e a Rua Belo Horizonte
14) Rua Montevidéu: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 5 metros em ambas as faces, no trecho compreendido entre a Chácara 1/Quadra 10 do Jardim Bela Suíça e a Rua Manágua
15) Rua Paraíba: faixa total de 28 metros, com mudança de alinhamento de 13 metros na face oeste, no trecho compreendido entre a Rua Sergipe e a Travessa Belo Horizonte
16) Rua Potiguares: faixa total de 19 metros, com mudança de alinhamento de 4 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Avenida Jorge Casoni e a Avenida Dez de Dezembro
17) Rua Presidente Costa e Silva: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face sudoeste, no trecho compreendido entre a Rua Senador Souza Naves e a Rua Heródoto
18) Rua Professor Joaquim de Matos Barreto: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Rua Monte Castelo e a Rua Prefeito Faria Lima
19) Rua Professor Júlio Estrella Moreira: faixa total de 23 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face sudoeste, no trecho compreendido entre a Avenida Aminthas de Barros e a Rua Antônio de Moraes Barros
20) Rua Sena Martins: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face leste, no trecho compreendido entre a Rua Gumercindo Saraiva e a Rua Gomes Carneiro, até a rótula do Moringão
21) Rua Senador Souza Naves: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face leste, no trecho compreendido entre a Avenida Bandeirantes e a Rua Fernandes Camacho, e 10 metros na face oeste, no trecho compreendido entre Rua Fernandes Camacho e o início da Rua Presidente Costa e Silva
22) Travessa Belo Horizonte: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face norte, no trecho compreendido entre a Rua Belo Horizonte e a Avenida Leste-Oeste
Leste (11 mudanças)
1) Avenida Anália Franco: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face sudeste, no trecho compreendido entre a Avenida Paul Harris e a Avenida São João
2) Avenida Celso Garcia Cid: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 5 metros em ambas as faces, no trecho compreendido entre o Viaduto Parigot de Souza e a Rua Débora
3) Avenida Santa Mônica: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 4 metros na face norte e 5 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Avenida Dez de Dezembro e o córrego Água das Pedras. Deste ponto, segue paralelo ao córrego em sua face norte, com faixa total de 30 metros até o Anel de Integração (Jardim Marissol)
4) Rua Américo Vespúcio: faixa total de 30 metros, sendo 15 metros para cada face a partir do eixo da estrada existente
5) Rua Augusto Severo: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 5 metros em ambas as faces, no trecho compreendido entre a Avenida Salgado Filho e a Avenida Paul Harris
6) Rua Flor de Jesus: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento na face norte de 15 metros da Rua Rosa Branca à Rua Santa Terezinha
7) Rua Rosa Branca: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 15 metros na face oeste, no trecho compreendido entre a Avenida Santa Mônica e a Rua Flor de Jesus
8) Rua Rutilo: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face oeste, no trecho compreendido entre a BR-369 e a Avenida Santa Mônica
9) Rua Santa Terezinha: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento da face oeste de 15 metros, no trecho compreendido entre a Rua Flor de Jesus e a Avenida Celso Garcia Cid
10) Rua São Pedro: faixa de 30 metros, com mudança de alinhamento de 10 metros na face leste e 5 metros na face oeste, no trecho compreendido entre a Avenida Santos Dumont e a Estrada dos Pioneiros (antigo leito da ferrovia)
11) Rua Sidrak Silva: faixa total de até 40 metros, com mudança de alinhamento de 5 metros na face oeste e 20 metros na face leste
Oeste (cinco mudanças)
1) Avenida Cruzeiro do Sul: faixa total de 25 metros, com mudança de alinhamento de 5 metros em ambas as faces, no trecho compreendido entre a Rua Geraldo Rodrigues e a Avenida Luigi Amorese
2) Avenida José Garcia Villar: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento variável, sendo 10 metros na face sul no trecho compreendido entre a Rua Rezek Andery e a Rua Euzébio Barbosa de Menezes, e 5 metros em ambas as faces no trecho compreendido entre a Rua Euzébio Barbosa de Menezes e a Rua Cupiúba
3) Rua Maria de Jesus Araújo: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 15 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Rua Aníbal Domingos Pires e a Rua Sidrak Silva Filho, e com mudança de alinhamento de 18 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Rua Sidrak Silva Filho e a Rua Rezek Andery
4) Rua Prefeito Faria Lima: faixa total de 31 metros, com mudança de alinhamento de 16 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Avenida Maringá e a Avenida Aniceto Espiga
5) Rua Ruy Virmond Carnascialli: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 5 metros em ambas as faces, no trecho compreendido entre a Rua Cupiúba e a Avenida Luigi Amorese
Sul (quatro mudanças)
1) Rua Bélgica: faixa total de 20 metros, com mudança de alinhamento variável, sendo 5 metros na face oeste no trecho compreendido entre a Rua Albânia e a Rua China, e 5 metros na face leste no trecho compreendido entre a Rua China e a Avenida Dez de Dezembro
2) Rua dos Funcionários: faixa total de 28,30 metros, com mudança de alinhamento de 13,30 metros na face sudoeste, no trecho compreendido entre a Avenida Waldemar Spranger e a Rua Samuel Wainer
3) Rua João Weffort: faixa total de 28 metros, com mudança de alinhamento de 13 metros na face sudoeste, no trecho compreendido entre a Rua José Gonçalves da Silva e a Rua Benjamin Jorge
4) Rua Maestro Andrea Nuzzi: faixa total de 28 metros, com mudança de alinhamento de 12,50 metros na face sudoeste, no trecho compreendido entre a Avenida Harry Prochet e o prolongamento da Rua Samuel Wainer
Norte (duas mudanças)
1) Rua Arcindo Sardo: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 15 metros na face sul, no trecho compreendido entre a Avenida Winston Churchill e a Rua Aníbal Domingos Pires
2) Rua Firmino Almeida Tavares: faixa total de 30 metros, com mudança de alinhamento de 14,50 metros na face nordeste, no trecho compreendido entre a Avenida Saul Elkind e a Rua Manoel Cordeiro
Fontes: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e Reportagem