As 100 vagas de estacionamentos rotativos da Zona Azul na Avenida Duque de Caxias, no trecho entre as ruas Sergipe e Cambará, passaram a ter o horário estendido a partir de terça-feira (29). Agora, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, as vagas funcionarão das 9h às 17h, e não mais até as 16h. Por causa da mudança, fica proibido estacionar naquelas vagas das 17h às 19h – antes, a proibição começava às 16h. Também por conta disso, a faixa dos ônibus passa a ser exclusiva das 17h às 19h.
As alterações foram feitas pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) mediante pedidos dos comerciantes da região, que queriam a extensão do horário da Zona Azul para melhorar as vendas dos seus estabelecimentos sem prejudicar o fluxo de veículos da via. Para refazer a sinalização viária do trecho, equipes da CMTU alteraram 18 placas verticais e 10 painéis (pórticos) da faixa exclusiva dos ônibus. Isso corresponde a nove quarteirões, mil metros de extensão em todo o trecho.
O diretor de Trânsito da CMTU, Rafael Sambatti, disse que as alterações foram bem recebidas e que, naturalmente, passaram por avaliações técnicas antes da suas aprovações. Ele também lembrou que alinhamentos dos melhores horários para estacionamentos e para as canaletas dos ônibus são normais, e que, se for o caso, poderá haver novos ajustes no futuro. “Diante das análises técnicas entendeu-se pela possibilidade de aumento de uma hora nestas vagas para beneficiar tanto os moradores da região quanto os comerciantes, e, ao mesmo tempo, sem prejudicar o fluxo de veículos”, citou.
Sambatti destacou que a concentração maior de veículos se dá especialmente entre 17h e 19h, nos dias úteis. “Todo trânsito da cidade em si tem que ser revisto constantemente, pois é dinâmico, a cidade é dinâmica, e ela agrega também o transporte. Vamos sempre buscar este equilíbrio. Enquanto permanecer este equilíbrio, de vida saudável entre comércio e trânsito, o horário será mantido”, complementou.
Quem comemora as mudanças são os empresários e comerciantes da região. De acordo com o 2º diretor secretário da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), o comerciante Luiz Carlos Euzébio, a luta pelas mudanças é antiga e ele elogiou a postura atual da CMTU e do poder público: “Hoje para nós é um dia de festa, porque até pouco tempo atrás não podíamos estacionar, não tinha Zona Azul e não podíamos circular junto com os ônibus em determinados horários”, afirmou.
Euzébio também tem um estabelecimento comercial na Avenida Duque de Caxias e, na ACIL, faz parte do Núcleo Nossa Duque, que reúne empresários, de forma permanente, para debater melhorias constantes naquela importante e histórica via da cidade. “No olhar do comerciante, ganhamos mais uma hora por dia, que, multiplicado por cinco dias, dão cinco horas a mais na semana. Ganhamos quase um dia a mais para trabalhar”, apontou.
Zona Azul – Londrina tem um total de 2.500 vagas rotativas da Zona Azul, especialmente nas áreas comerciais e centrais da cidade. A administração dos estacionamentos rotativos é feita pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), integrante do Instituto Leonardo Murialdo.