Compra Londrina

No primeiro semestre de 2024, o Compra Londrina rendeu R$ 80 milhões às empresas locais. O valor representa 28,1% dos R$ 284,7 milhões totais homologados pelo programa entre janeiro e junho deste ano.

Equipe ACIL

Compartilhar Com estímulo do Compra Londrina, empresas locais chegam a R$ 80 milhões em licitações no primeiro semestre do ano no Linkedin Compartilhar Com estímulo do Compra Londrina, empresas locais chegam a R$ 80 milhões em licitações no primeiro semestre do ano no Twitter Compartilhar Com estímulo do Compra Londrina, empresas locais chegam a R$ 80 milhões em licitações no primeiro semestre do ano no Facebook

Expectativa é que, no final de 2024, programa registre o maior valor negociado desde sua criação, em 2017

Assessoria ACIL

Das 578 empresas que concorreram às 170 licitações realizadas no período, 149 são londrinenses, sendo as principais beneficiadas, ou 89,9%, as Micros e Pequenas Empresas (MPEs). As outras 10% participantes do programa foram de grandes empresas dos mais diversos setores.

Thiago Terzoni, diretor para o Micro e Pequeno Empresário na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), destaca a importância do Compra Londrina para o desenvolvimento empresarial. “Todas as empresas que participam, em algum momento, recebem orientações de como se formatarem da melhor maneira possível em relação aos documentos e à estruturação. Elas recebem apoio, se desenvolvem para poder atender às licitações e têm uma injeção de faturamento”, explica.

Além de ser uma oportunidade de crescimento para o empresário, o programa estimula a injeção de recursos na economia, conforme explica o diretor: “Esses R$ 80 milhões negociados comprovam que, além de desenvolver empresas de pequeno porte em nossa região, o Compra Londrina contribui e muito para a nossa economia”, afirma.

Histórico do programa

Nos últimos dois anos, o programa bateu recordes de negociação com CNPJs londrinenses. Em 2023, foram homologados R$ 125,5 milhões em compras de produtos, serviços e obras negociados com 236 empresas de Londrina. Em 2022, R$ 126 milhões.

Segundo Sérgio Osório, consultor sênior do Sebrae, o Compra Londrina amplia as possibilidades de negócios e contribui para o aumento do faturamento das micro e pequenas empresas. “O programa é uma oportunidade de participarem de um mercado que, até então, não tinham acesso. O programa injeta recursos nas empresas e, consequentemente, no comércio local”, ressalta.

A expectativa é que ao final de 2024, quando completa sete anos de existência, o programa registre o maior valor histórico negociado com empresas londrinenses. Segundo Osório, uma das possíveis motivações para o crescimento foi a alteração do limite máximo para concorrências destinadas exclusivamente a micro e pequenos empresários, que passou de R$ 80 mil para R$ 160 mil em 2023.

A mudança foi proposta pela lei 13.618/2023, que alterou o Estatuto Municipal da Micro e Pequena Empresa regido pela Lei 12.079/2014.

Compra Londrina – o que é isso?

O Compra Londrina é um projeto inovador e fundamental para a economia da cidade. O programa busca capacitar as empresas para participarem de licitações públicas. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento da compra pública, melhorando os processos e fazendo com que mais empresas locais estejam aptas a participarem de licitações. É uma parceria entre a ACIL, Prefeitura de Londrina e Sebrae.

As compras públicas são uma alternativa para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas, além de valorizar os negócios locais e aquecer a economia de uma cidade. Foi atenta a este mercado que, em 2010, ACIL, Observatório de Gestão Pública (OGPL), Sebrae, Sinduscon, Sindimetal, Sescap, Codel e Sincoval idealizaram o programa Compra Londrina como um instrumento permanente de incentivo, capacitação de empresas locais, fomento ao desenvolvimento e à competitividade por meio da participação em licitações, pregões eletrônicos e outras modalidades definidas pela lei.

Mais informações sobre o Compra Londrina podem ser obtidas no site oficial do programa: https://compralondrina.com.br/ ou pelos telefones e e-mails: (43) 99150-1110, compralondrinacompra@gmail.com, (43) 9625-5190, sbachega@acil.com.br, (43) 3373-8000 e sozorio@pr.sebrae.com.br .