Educare

Com palestra de Leo Fraiman, Educare chega à segunda edição nesta quarta-feira (13)

Psicoterapeuta e escritor vai falar sobre “Como formar filhos felizes e bem sucedidos”.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Com palestra de Leo Fraiman, Educare chega à segunda edição nesta quarta-feira (13) no Linkedin Compartilhar Com palestra de Leo Fraiman, Educare chega à segunda edição nesta quarta-feira (13) no Twitter Compartilhar Com palestra de Leo Fraiman, Educare chega à segunda edição nesta quarta-feira (13) no Facebook

O psicoterapeuta e escritor Leo Fraiman é a grande atração do Educare – Encontro de Educação para Pais, cuja segunda edição começa nesta quarta-feira (13). Com o tema “Como formar filhos felizes e bem sucedidos”, o autor dos livros “A síndrome do imperador”, “Superação e equilíbrio emocional” e “Meu filho chegou à adolescência, e agora?” fará uma palestra às 20h30 no Teatro Marista (R. Cristiano Machado, 240). Antes, às 19h30, o evento será aberto com a palestra “Abaixo os gurus, salve os guris”, com o empresário Flavio Tavares.

A noite de quarta-feira ainda vai contar com o lançamento do livro “Bela e sua tela”, das psicólogas Carina Costelini Isper e Cintia Barbizan, que alerta para os perigos do uso excessivo de celulares, computadores e tablets. A edição conta com ilustrações de Samara Nunes.

Trilhas de conteúdo

A programação do Educare continua na quinta-feira (14) em formato online, a partir das 19h30, com a trilha de conteúdo sobre “Construção do uso saudável de telas”, com Luísa Aldinucci (psicóloga para mães e orientação parental) e Camilla Fragano (psiquiatra da infância e adolescência). Simultaneamente, no mesmo horário, a psicopedagoga Luciana Brites vai discorrer sobre “Caminhos para inclusão: como os pais podem fazer a diferença”.

Depois, às 21h, será a vez da psicóloga Luísa Aldinucci falar sobre “Por que tanto choro? Depressão e ansiedade na infância e adolescência”. Simultaneamente, será apresentada a trilha “O poder da ludicidade na relação entre pais e filhos”, com a psicopedagoga Mariana Placidino.

Objetivos

Realizado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), o Educare tem como objetivo estimular e desenvolver uma relação mais saudável entre pais e filhos, em uma época de excesso de informações, telas e redes sociais, com conteúdo atualizado e embasado por especialistas. A primeira edição do Educare ocorreu em 2022 e foi direcionada para os profissionais da educação.

Entre os objetivos da segunda edição, está trabalhar a base educacional dos filhos a partir dos pais, que vêm enfrentando muitos desafios. Como a educação é o fundamento para um futuro melhor, a ACIL considera que a iniciativa contribui para a qualidade de vida da população. Por isso, além dos pais, o Educare será voltado para profissionais da educação, psicólogos, psicopedagogos, professores e toda a comunidade.

Futuro

Para Angelo Pamplona, presidente da ACIL, o Educare é um evento dedicado a formar pessoas e cidadãos melhores: “Vivemos uma época de muita informação e os filhos estão entrando muito cedo no universo das telas e das redes sociais. Os pais estão preocupados e muitos não sabem exatamente como agir. Na ACIL, consideramos a educação a base para o desenvolvimento social e econômico. Por isso, queremos investir em uma relação mais saudável entre pais e filhos, na esperança de que, no futuro, as crianças de hoje também tenham a percepção de buscar um mundo mais humano para os filhos que virão”.

Marcia Kobayashi, educadora e coordenadora do Educare, revela que o encontro quer fazer uma reflexão com os protagonistas da formação e da educação de crianças e adolescentes: “É um momento importantíssimo, porque vivemos em um contexto cada vez mais complexo e desafiador. As orientações assertivas na parte da educação de filhos, adolescentes e crianças só contribuem para uma sociedade melhor”.

Com experiência reconhecida na área, Marcia Kobayashi considera o momento preocupante: “Eu atuo como educadora há mais de 40 anos e nunca enfrentei uma situação tão delicada como a atual. O excesso de telas, sem o equilíbrio do uso responsável, apresenta casos de depressão, choro, síndrome de pânico e ansiedade na infância e adolescência, além da perda das brincadeiras e da ludicidade na relação entre pais e filhos. Em muitos casos, as crianças precisam de orientações mais assertivas nos caminhos para inclusão”, ressalta.

Ingressos

Os ingressos para o Educare – Encontro de Educação para Pais – podem ser adquiridos pela plataforma Sympla (https://bit.ly/3XL88Hy).

Serviço – Educare | Encontro de Educação para Pais

Dia 13 de novembro (quarta), às 19h30, no Teatro Marista (Av. Cristiano Machado, 240). 

Dia 14 de novembro (quinta), às 19h30, em formato online. 

Ingressos limitados à venda pela plataforma Sympla (https://bit.ly/3XL88Hy). 

Realização: ACIL.

Leia também