Fonte: Assessoria Sebrae
A sexta edição da Construtech Week (CW24), realizada nos dias 24 e 25 de setembro, no Aurora Shopping, em Londrina, promoveu conteúdos – no formato presencial e on-line – em forma de palestras e painéis, rodada de negócios, batalha e exposição de startups, e um ideathon, uma maratona de ideias entre estudantes para propor soluções aos desafios e demandas da construção civil. Em dois dias, a CW24 movimentou um público de 742 visitantes e fomentou o debate sobre a inovação e a tecnologia no setor.
A presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte, Celia Catussi, diz que a CW24 trouxe uma variedade de assuntos relevantes para todos os públicos do evento e também contribuiu para promover a interação entre empresas fornecedoras da região com grandes players do mercado.
“Nosso objetivo, por meio da Construtech Week, é ser esse elo entre as tendências e inovações, com o setor produtivo, startups e academia”, afirma.
O presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Brazil Versoza, lembra que o evento também aproximou as demais governanças do ecossistema de inovação de Londrina e apresentou oportunidades de aplicação de novas tecnologias no setor da construção civil, como a Inteligência Artificial (IA).
“Tivemos a oportunidade de ouvir três especialistas no assunto com visões diferentes e, ao mesmo tempo, convergentes, mostrando as possibilidades da IA para o nosso setor. Também foram debatidas ações que transformam a construção civil numa indústria de montagem, mais robusta, a partir do uso de elementos pré-fabricados, para dar agilidade nas obras”, cita.
Maratona e batalha de startups
Nos dois dias, 25 startups se alternaram na área de exposição para apresentar suas soluções. No encerramento, foi realizada uma batalha de startups, em que oito negócios ligados ao Construhub, o hub de inovação da construção civil, se desafiaram em duelos para responder perguntas sobre seus produtos e serviços. As respostas foram avaliadas por uma banca julgadora e pelo público.
A startup S’Obra, que também participou como expositora no evento, e conecta pessoas que têm materiais de construção sobrando com quem precisa comprá-los, foi a vencedora da batalha.
“Foi desafiador, principalmente porque disputamos com soluções novas, diferenciadas, e com pessoas que sabem defender muito bem suas ideias. Queremos levar o nosso negócio para outros lugares do Brasil e, quem sabe, do mundo”, comemora a arquiteta, sócia-fundadora da S’Obra e coordenadora da Câmara Técnica de Arquitetura do Ceal, Elisangela Theodoro Vieira da Silva.
O ideathon terminou com a apresentação das ideias de quatro equipes de estudantes de universidades de Londrina. Os vencedores foram os alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que criaram um tanque para aquecimento de água com alta eficiência.
A Construtech Week 2024 foi realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) Paraná Norte, Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Sebrae/PR e Governança de Inovação na Construção Civil de Londrina e Região (Icon).