Muitas vezes a inovação é confundida com tecnologia. Mas, na verdade, vai muito além. Inovar é fazer algo diferente que contribua para o desenvolvimento da empresa, da sociedade, do meio ambiente ou da cidade como um todo. Inovar significa fazer as coisas de forma mais eficiente e prática. Tudo temperado com uma boa dose de criatividade.
Os núcleos de rua do Programa Empreender, da ACIL, estão inovando com o projeto Amigos da Polícia. Várias lojas de rua contam agora com um adesivo indicando onde os policiais são bem recebidos.
Isso é importante porque, durante as rondas, as forças de segurança passam horas nas ruas e, muitas vezes, têm dificuldades para encontrar um banheiro, tomar um café ou usar um wi-fi. Os adesivos dos Amigos da Polícia acolhem os policiais e oferecem esses pequenos confortos para amenizar a rotina estressante. Em contrapartida, a loja vê sua segurança naturalmente fortalecida.
Ou seja, comerciantes e policiais estabelecem uma confiança mútua em que todos ganham. Não há aspectos negativos e os custos são baixíssimos diante dos benefícios.
Por isso, os adesivos dos Amigos da Polícia já se espalharam pelo Calçadão, Av. Duque de Caxias, R. Sergipe, R. Guaporé e Av. Saul Elkind. E gostaríamos que chegassem a muitas outras vias comerciais de Londrina.
Se você gostou dessa ideia, entre em contato com a ACIL. Quem sabe não começamos um núcleo para ajudar o comércio da sua rua?
Existe uma frase inspiradora no meio corporativo que diz: “Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. Isso é associativismo. Isso é ACIL.
Vera Antunes, presidente da ACIL.