O varejo ampliado do Paraná registrou queda de 1,6% no volume de vendas em junho, na comparação com maio, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE. A retração foi menor do que a observada no cenário nacional, que recuou 2,5%.
Na comparação com junho de 2024, as vendas caíram 4,6% no estado e 3,0% no Brasil. No Paraná, a redução foi puxada principalmente pelos segmentos de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-20,5%) e veículos, motocicletas, partes e peças (-19,3%).
Em contrapartida, algumas atividades registraram avanços expressivos no estado, como tecidos, vestuário e calçados (+14,9%), livros, revistas e papelaria (+8,8%) e combustíveis e lubrificantes (+4,1%).
No acumulado dos últimos 12 meses (julho/2024 a junho/2025), o comércio varejista ampliado cresceu 3,9% no Paraná, desempenho superior à média brasileira de 2,0%. Já no acumulado do ano, o estado mantém alta de 1,7%, também acima do resultado nacional, de 0,5%.
De acordo com o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o varejo mostra sinais de moderação. “O comércio varejista ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, mostrou desaceleração em junho em um cenário de juros mais altos e maior dificuldade na concessão de crédito”, observa.
De maneira geral, segundo o economista, o varejo paranaense sustenta crescimento consistente no acumulado do ano, acima da média nacional, mas os indicadores demonstram a tendência de desaceleração nos próximos meses, devido ao cenário de juros elevados e ao ritmo da economia.