Fonte: Assessorias
A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná fez, na sexta-feira (28), a reunião mensal para tratar das obras prioritárias para a região. A Comissão tem o propósito de conectar a sociedade civil, os parlamentares e o Poder Executivo, em busca de soluções que impulsionem o desenvolvimento regional.
Um dos temas em pauta foi o projeto para o Viaduto da Av. Angelina Ricci Vezozzo, na BR-369, no Parque das Indústrias, em Londrina. O diretor de projetos da Secretaria de Obras da Prefeitura de Londrina, engenheiro Fernando Bergamasco, lembrou que o projeto feito pela então concessionária Econorte foi vetado pelo DER/PR, sob alegações técnicas. Mas, com o fim do contrato, a rodovia voltou para a responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o que abriu caminho para avanços.
O engenheiro explicou que, após a mudança no Governo Federal, o projeto foi encaminhado ao DNIT. Em julho, o órgão se manifestou, dizendo que a análise está em andamento pela área técnica, e encaminhou um termo de convênio. Para Bergamasco, isso é um bom sinal: “Você não faz um termo de convênio apenas para analisar tecnicamente. Então, a gente está acreditando que, a partir desse convênio, eles vão incluir a obra no orçamento da União em 2024”, explica o engenheiro da Prefeitura de Londrina.
Assim, a obra pode acabar ficando no local previsto inicialmente, que é a altura da Avenida Angelina Ricci, a opção mais segura, conforme Fernando Bergamasco. Ele falou também sobre um projeto para a Estrada do Limoeiro, pois a Prefeitura de Londrina planeja melhorar as condições da estrada, ampliando para duas faixas, com largura de rodovia, além de fazer ciclovias de cada lado, com iluminação. No futuro, a ideia é ampliar para quatro faixas, com canteiro central.
Viaduto da PUC
A reunião tratou ainda dos avanços nas obras do Viaduto da PUC, na BR-369, prestes a serem iniciadas pela empresa que ficou em segundo lugar na licitação, já que a primeira foi afastada por causa de atrasos.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou a homologação do resultado final da licitação. Em breve, haverá a assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço com o segundo colocado. O Consórcio 369 Londrina, composto pelas empresas Contersolo Construtora de Obras, Dreno Construções e LL Zocco Projetos SS , será o novo executor da obra, pelo valor de R$ 31.069.120,00.
O prazo contratual será de 450 dias, com 360 dias para execução da obra e 90 dias caso haja necessidade de alterações ou complementações aos estudos e projetos da obra. Como o consórcio anterior elaborou estudos, projeto básico e projeto executivo de engenharia antes da rescisão contratual, esses serviços foram retirados do contrato novo, reduzindo o valor em R$ 530.880,00. O Consórcio 369 Londrina será responsável pela revisão destes documentos, que serão entregues pelo DER/PR após a contratação.
Viaduto da Esperança
Também já está em andamento a solução de outra necessidade regional: o Viaduto da Esperança, também na BR-369, em Cambé. O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, disse que foram feitos contatos com o DER/PR e com o gabinete do governador e a prefeitura decidiu refazer por conta própria o projeto e entregar para o governo. A previsão, segundo Conrado, é finalizar o projeto em 90 dias.
Outro ponto levantado na reunião foi a necessidade de que Rua Ernani Lacerda de Athayde, na Gleba Palhano, em Londrina, atravesse a PR-445. O deputado Tiago Amaral sugeriu um convite para que o IPPUL (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) faça uma apresentação numa das próximas reuniões da Comissão, esclarecendo sobre transposições necessárias para melhorar a mobilidade urbana na cidade.
Iluminação na PR-445
Durante a reunião, o capitão Glauco Andrade de Oliveira, comandante da 2ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, fez a entrega oficial de um estudo sobre o índice de acidentes no trecho urbano da PR-445, em Londrina e Cambé. A constatação é preocupante: “Observamos naquele trecho, entre os quilômetros 65 e 87, uma média de acidentes com óbitos e feridos maior do que a estatística de toda a rodovia”.
Segundo o capitão Glauco, em 2022, em toda a PR-445, foram 369 acidentes, com 176 feridos e 21 mortos. Só no trecho urbano, no mesmo período, foram 110 acidentes, com 88 feridos e 5 mortos. A maior parte das ocorrências é no período noturno.
O deputado Tiago Amaral lembrou que já existe um projeto para iluminação no trecho urbano, apresentado em parceria com as prefeituras de Londrina e Cambé. O projeto foi encaminhado ao Governo do Estado. Inicialmente, não houve aprovação, por causa do custo, orçado em R$ 14 milhões. “Mas, com base nesses números apresentados pela Polícia Rodoviária, nós vamos refazer esse pedido, incluindo os dados estatísticos, para reforçar nossa demanda em nome da Comissão de Infraestrutura”, anunciou Tiago Amaral.
Comissão melhora mobilidade e segurança viária
A Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná existe desde 2017 e foi criada por iniciativa do deputado estadual Tiago Amaral, em conjunto com entidades representativas da região. Desde então, a Comissão desempenha um papel fundamental na busca por soluções para as necessidades da infraestrutura regional, com importantes conquistas.
“As reuniões da Comissão de Infraestrutura estão cada vez mais objetivas e produtivas, e isso acontece porque as entidades e os representantes públicos estão sintonizados na reivindicação, acompanhamento e busca de soluções para os problemas estruturais da nossa região. Em duas horas por mês, conseguimos tomar decisões estratégicas e avançar substancialmente em obras fundamentais para o desenvolvimento. É um trabalho conjunto, em prol de toda a população, fruto de um amadurecimento obtido por intermédio do diálogo”, destaca Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Dentre as demandas concretizadas por meio do trabalho da Comissão, destacam-se a duplicação da PR-445 e a construção do Viaduto José do Carmo Garcia, na BR-369, em Cambé, que trazem melhorias para a mobilidade e segurança viária na região.
“A Comissão envolve a sociedade civil, as prefeituras e os parlamentares. Com envolvimento político direcionado e fortalecido, com priorização, organização e constância. Por isso, ela funciona. O objetivo é resolver problemas e oferecer mais qualidade de vida às pessoas ”, resume Tiago Amaral.
Participaram da reunião:
· Angelo Pamplona – Associação Comercial e Industrial de Londrina
· Decarlos Manfrin – Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina
· Brazil Alvim Versoza – Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina
· Conrado Scheller – Prefeito de Cambé
· Carlos Alberto Feio Ribeiro – Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé
· Paulo Mesquieri – Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé
· Lorena Vicente Canhada – Assessoria do Deputado Federal Diego Garcia
· Capitão Glauco Andrade de Oliveira – Polícia Rodoviária Estadual
· Sergio Bonocielli – Grupo ATT Logística
· Pedro Semprebom – Grupo ATT Logística
· Fernando Bergamasco – Secretaria de Obras de Londrina
· Rodrigo Geara – Associação Comercial e Industrial de Londrina
· Tiago Amaral – Deputado Estadual