CME

Conselho da Mulher Empresária supera a marca de 500 integrantes

Criado na década de 80, o CME passa por crescimento baseado na capacitação, networking e troca de experiências.

Equipe ACIL

Fonte: Folha de Londrina

Nas últimas semanas, o Conselho da Mulher Empresária (CME) superou a marca de 500 integrantes. Criado na década de 1980, dentro da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), tem como propósito fortalecer o empreendedorismo feminino com encontros focados em networking, capacitação e troca de experiência entre as mulheres.

Composto por gestoras de diversas áreas, o CME reúne mulheres que compartilham o desejo de fortalecer seus negócios. Presidente da ACIL, Angelo Pamplona ressalta a importância da iniciativa para o empoderamento das empresárias. “O trabalho realizado pelo CME é motivo de grande orgulho para a ACIL, pois quando as mulheres se fortalecem, toda a cidade colhe os benefícios. Observamos um crescimento exponencial nos últimos anos, e a marca de 500 integrantes destaca o poder do associativismo em fortalecer as empresas do nosso município”, afirma.

O pensamento coletivo e a colaboração mútua entre as empresárias são os pilares do grupo. Rosemara Santos, empresária e atual presidente do CME, explica que o papel do Conselho é fomentar negócios entre as mulheres. “O empreender é solitário. Quando você faz parte de um grupo, passa a ter mais confiança. A gente se empodera, fica mais segura, consegue pensar fora da caixa e ter um olhar diferente. Pensamos colaborativamente e compartilhamos as nossas dores para que aquelas que estão chegando tenham um caminho menos árduo”, ressalta.

Sem rivalidade

Roseani Magalhães, contadora na Ímpar Assessoria Contábil e integrante do CME, detalha como tem sido a experiência no conselho. “São empresárias de diversos segmentos e uma complementa a outra. Não tem rivalidade, mesmo quando somos da mesma área. É uma conexão que agrega para o trabalho e para o crescimento. A gente cria amizade, cria laços e dessa interação sai negócios”, comenta.

A contadora explica que a troca de conhecimento com outras conselheiras impactou positivamente em sua trajetória como empreendedora. “Costumo dizer que aprendi a empreender com o CME, vendo todas as empresárias e a força que compartilham entre si”.

Rosemara Santos destaca a importância do contato com diferentes perfis de liderança para desenvolver a sua própria. “Somos seres únicos. Cada um com o seu jeito de liderar, então o bacana de caminharmos juntas é o acesso a diferentes perfis. Isso agrega muito valor. Eu sempre falo no conselho que devemos olhar para a outra e se perguntar: como eu posso me inspirar nessa mulher líder?”.

Crescimento

Com o crescimento do conselho, tornou-se difícil encontrar locais que comportem todas as integrantes.  “Hoje, como o conselho cresceu muito, nós temos um projeto chamado Líderes. Não há um local que comporte 500 empresárias ao mesmo tempo, então temos a nossa reunião mensal e temos a reunião de pequenos grupos”, explica Rosemara.

Durante as reuniões, as integrantes têm acesso à capacitação profissional e compartilham suas vivências nos negócios. “Buscamos sempre realizar atividades para levar conhecimento. Tratamos sobre liderança, vendas e recursos humanos, sempre buscando levar o conhecimento de uma conselheira para as demais fortalecerem seus negócios. É uma troca”, detalha Rosemara.

Próximos passos

A presidente conta que o objetivo é seguir aperfeiçoando os processos para manter as conselheiras conectadas. Entre as ações planejadas estão a criação de uma plataforma para facilitar o encontro entre as integrantes e um projeto denominado 360º, onde as empresárias se reunirão em uma mesa inteligente para compartilhar as expertises. “Nós temos buscado ferramentas de profissionalização e capacitação, sempre pensando em diferentes maneiras de realmente capacitar as nossas mulheres”, conclui.