Conselho da Pequena Empresa

Conselho da Pequena Empresa recebe mais de 100 empresários durante lançamento na ACIL

Lançamento contou com palestra sobre ferramentas de gestão e um depoimento emocionante de Carlos Euzébio.

Equipe ACIL

Fonte: Assessoria ACIL

Havia muita expectativa para o lançamento do Conselho da Pequena Empresa nesta quarta (19), na ACIL. Os empresários lotaram o saguão da sede e logo foram encaminhados para o Auditório David Dequêch, onde foram recebidos pelo presidente Angelo Pamplona, a vice-presidente Vera Antunes, o diretor Thiago Terzoni (Micro e Pequeno Empresário) e o superintendente Rodrigo Geara.

“Estou muito feliz em ver este auditório cheio, com empresários procurando se conectar e entender o momento que suas empresas estão vivendo. A gente passa por muitas dificuldades e quando a gente sai um pouco fora da caixa é onde a gente vai encontrar, muitas vezes, as soluções para os nossos problemas”, comentou Angelo Pamplona.

Na sequência, Thiago Terzoni ministrou uma palestra com o tema Ferramentas de Gestão para Pequenos Negócios: “A ACIL é a casa do empresário londrinense e a gente gosta muito desse tipo de evento, desse tipo de energia para trazer as pessoas juntas, recebê-las e poder conversar, trocar ideia e falar um pouco sobre como nós podemos nos ajudar”, destacou.

Consultor, Thiago Terzoni falou um pouco da sua experiência para reforçar a importância das pequenas empresas: “Elas são de fato a locomotiva da nossa economia. Londrina tem aproximadamente 100 mil empresas abertas. Dessas, 90 mil são micro e pequenas empresas. Ou seja, 90% dos empresários aqui da nossa região precisam de ajuda, precisam desse tipo de apoio, querem conhecer outras empresas, querem se capacitar e querem evoluir”.

Um dos dilemas do pequeno empresário está justamente na cobrança pelo crescimento: “A sua empresa não precisa ser necessariamente o próximo Google. A gente ouve muito essa ideia de que precisamos crescer a qualquer custo, que o sucesso só vem quando nossa empresa deixa de ser pequena para ser grande. Mas não necessariamente precisamos buscar o crescimento a qualquer custo. É óbvio que a empresa precisa evoluir, mas se temos uma empresa saudável, lucrativa, que dá resultado e prazer em trabalhar, a gente não precisa buscar esse crescimento a qualquer custo”, revelou Terzoni.

Entre tantas dúvidas, o consultor listou três ações para fazer a empresa evoluir: “O primeiro ponto é conhecer o público de vocês. Poucas empresas conhecem de fato o público para o qual elas vendem. Que tipo de imagem você quer passar com a sua empresa? Então, sabendo disso, fica muito mais fácil da gente escolher o canal de comunicação para poder trabalhar nesse sentido. Seja através de vendedor, seja através de você, seja do digital, tenha um canal de prospecção eficiente que traga novos negócios para a empresa”, acrescentou.

Depoimento

Em seguida, o empresário Carlos Euzébio contou um pouco sobre a sua trajetória à frente da Dismafe em Londrina: “Neste país que não é fácil ser pequeno empresário, é muito difícil, a começar pelo emaranhado de impostos. E não tem muita ajuda. Então, o que é uma empresa de sucesso? Ser lucrativa, ter um dinheiro, todo mundo falar dela. Eu acho que uma empresa de sucesso nesse país é quando ela completa 10 anos. Ela já é uma empresa de sucesso. Ela já superou muita coisa. Olha, pra você fazer 10 anos nesse país, como pequeno empresário, não é fácil. A Dismafe tem 34 anos, com o mesmo CNPJ, ou seja, nunca rolou imposto, nunca foi protestada, e é uma empresa de sucesso”, ressaltou.

Conselho

O lançamento do Conselho se deu por intermédio de um QR Code para criar um grupo de whatsapp e organizar a primeira reunião. “A ideia do conselho é agregar pessoas, seguir o conceito de associação, colocar isso dentro da ACIL e disponibilizar para vocês. A gente quer trabalhar com todos os tipos de empresa. Para entrar no Conselho da Pequena Empresa, não tem nenhum custo extra. A única coisa é ser associado da ACIL e estar adimplente. Você pode enviar um representante da empresa para fazer parte do conselho conosco. Então, sendo associado à ACIL e estando adimplente, você pode mandar um representante da sua empresa para atuar diretamente no Conselho”, esclareceu Thiago Terzoni.

Quem quiser participar do Conselho da Pequena Empresa pode entrar em contato com a ACIL pelo telefone (43) 3374-3000.