Boa tarde, pessoal! Tudo certo?
Nesta semana a ACIL recebeu um importante encontro da Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação de Londrina e Maringá. Sim, as duas cidades estão somando forças para gerar emprego e renda. E está dando certo.
Recebemos o presidente José Carlos Barbieri, da ACIM, o prefeito Marcelo Belinati e o diretor de Operações Cesar Ricetti, do Sebrae-PR, além de representantes públicos, secretários, vereadores e muita gente das governanças que fazem essa engrenagem girar.
Os levantamentos identificaram sinergia entre 21 ações de Maringá e 33 de Londrina. Ou seja, 54 iniciativas já estão trabalhando em consonância para fortalecer setores como TIC, comércio, construção civil, saúde, políticas públicas, eletrometalmecânico e turismo.
A Aliança está avançando para envolver ainda mais ações e estratégias. Existe um consenso de que a aproximação entre Maringá e Londrina tende a beneficiar as cidades do entorno.
Não é brincadeira. Unir essas duas potências econômicas pode gerar um ciclo de crescimento inovador para o Norte e o Noroeste do Paraná. São 26 municípios da Região Metropolitana de Maringá e 25 da Região Metropolitana de Londrina, gerando um eixo de desenvolvimento que certamente vai ganhar mais atenção das esferas estadual e federal.
Esse é o poder da inovação. Essa é a força do associativismo.
Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Frase da semana: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo” – Peter Drucker (1909-2005), consultor e escritor austríaco.