Boa tarde, pessoal! Tudo certo?
É bacana ver o surgimento de uma instituição capaz de fortalecer a luta pelo desenvolvimento regional. Foi o que aconteceu na quarta-feira (10), na ACIL, quando uma assembleia transformou a governança Estação 43 em Instituto.
O Instituto Estação 43 é uma evolução do Ecossistema de Inovação de Londrina e teve seu CNPJ consolidado graças à atuação da ACIL. Dessa forma, terá um peso fundamental na organização das governanças que fazem parte do Ecossistema, além de ter a possibilidade de prospectar recursos para realizar ações em prol da inovação e da solução de problemas.
Ficamos felizes que o Instituto tenha surgido dentro da ACIL. Foi aqui, também, junto com o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, que contratamos a Fundação CERTI, de Florianópolis, lá nos idos de 2017. A CERTI veio a Londrina e elaborou um planejamento estratégico com cinco áreas fundamentais para o crescimento local: agro, tecnologia da informação, químico e materiais, saúde e eletrometalmecânico.
A partir do estudo da CERTI, as áreas formaram governanças para administrar e gerir processos, focando no progresso e na sustentabilidade. Além das cinco citadas, surgiram também as governanças de audiovisual, cidade inteligente, instituições de ensino superior, comércio, turismo e eventos, construção civil e a própria Estação 43, criada para alavancar todo o Ecossistema.
Isso quer dizer que contamos com mais um ativo da sociedade civil organizada em busca de conhecimento, infraestrutura, negócios e desenvolvimento. Como a palavra-chave é união, vamos caminhar lado a lado na estrada generosa do associativismo para conquistar, juntos, o futuro que Londrina merece.
Até a semana que vem!
Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Frase da semana: “O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando” – John Schaar (1928-2011), professor e pesquisador norte-americano.