Bom dia, pessoal! Estão preparados para o Dia da Sergipe, neste sábado (16)?
Estamos animados, pois se trata de um evento capaz de mobilizar quarteirões inteiros para celebrar o comércio de Londrina. A R. Sergipe é o foco, mas a presença de mais de 50 mil pessoas circulando pelo Centro certamente vai ajudar a movimentar toda a região.
Sim, o Dia da Sergipe é bom para aquecer as vendas. Mas também queremos oferecer gratuitamente serviços e atrações capazes de mostrar às pessoas que vale a pena ocupar o espaço público de forma organizada e sadia.
Ou seja, ajuda a combater o esvaziamento da região central e estimular nos moradores o hábito de caminhar e usufruir do coração de Londrina, um lugar com vitalidade latente, repleto de memórias e atrativos.
Sabemos que é comum, no dia a dia, pensarmos que as ruas, calçadas e praças não têm dono. Pois o Dia da Sergipe mostra o contrário: os donos somos todos nós. A população precisa tomar conta do que é seu, utilizando e cuidando, sempre respeitando os direitos do próximo.
O Dia da Sergipe também é uma iniciativa capaz de mostrar a força do associativismo, do trabalho em conjunto visando o bem comum. A partir do Programa Empreender e da ACIL, os comerciantes da região se organizaram a ponto de mudar completamente a realidade da rua, reconhecida pela importância histórica, cultural e econômica.
Hoje, o Dia da Sergipe conta com muitas parcerias. São tantas que não caberiam neste espaço. Mas todas permanecem igualmente importantes na construção desta festa imensa, feita a muitas mãos. Sua importância pode ser medida por integrar oficialmente o calendário de eventos do Estado do Paraná.
Então está combinado, nos veremos amanhã no Dia da Sergipe, uma festa feita pelos comerciantes para celebrar a cidadania. Até lá!
Angelo Pamplona, presidente da ACIL
Frase da semana: “A cidadania é a prática da democracia.” – John Dewey (1859-1952), filósofo e pedagogo norte-americano.