Boa tarde, pessoal, tudo bem com vocês?
A Black Friday está chegando e, cada vez mais, se consolidando como uma data importantíssima para o comércio, especialmente para renovar o estoque por intermédio das promoções. Para muitos consumidores, é a oportunidade para conquistar aquele produto mais caro, cuja compra vem sendo planejada há meses e, por isso, esperam um desconto real.
Uma pesquisa feita pelo Instituto DataCenso, a pedido da FACIAP, com apoio da ACIL, trouxe dados otimistas para a Black Friday, que em 2023 cai no dia 24 de novembro. Neste ano, o levantamento foi feito com os consumidores e reflete a intenção de compra.
Os números são positivos. Em Londrina, os itens mais procurados são celulares e tablets (28%), eletroportáteis (22%) e linha branca (20%). Estas categorias incluem TVs, freezers, geladeiras, fornos, fogões e outros produtos com faixa de preço elevada. Isso nos leva a crer que muitos consumidores aguardam a Black Friday para comprar com planejamento e pesquisa de preço. Na cidade, 44% dos entrevistados pretendem gastar mais do que em 2022.
Cabe ao comerciante aproveitar esse otimismo para atrair os clientes, oferecendo descontos, treinando a equipe e optando por uma boa decoração. Surgida na internet, a Black Friday tornou-se positiva também para as lojas físicas.
Esperamos que a intenção de compra apontada pela pesquisa se concretize em vendas. Nosso comércio precisa dessa injeção de ânimo para chegar embalado ao Natal.
Até a semana que vem!
Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Frase da semana: “O comércio é a arte da paz” – John Maynard Keynes (1883-1946), economista britânico.