Boa tarde, pessoal! Tudo bem?
Resgatar a história é o primeiro passo para entender o presente e mudar o futuro!
O projeto de revitalização do Calçadão tem nos mostrado exatamente isso. Com a requalificação, que deve começar a partir do trecho 5, onde está localizado o Cine Teatro Ouro Verde, a expectativa é que o coração de Londrina volte a pulsar com todo seu vigor.
Entre as mudanças previstas no projeto Novo Centro está a recolocação do piso petit-pavet para resgatar a história da nossa cidade, principalmente nas décadas de 60 e 70, além de projetos de incentivo a operações gastronômicas e instalação de totens com QR Code que permitirão o acesso a registros históricos de Londrina.
Serão disponibilizados 21 unidades na região central. Ao acessar o QR Code, será possível mergulhar em uma verdadeira aula de história e ter acesso a uma prévia do que vem por aí. As lembranças presentes na memória daqueles que viveram o Calçadão no passado poderão ser acessadas pelos mais jovens através da tela do celular.
As placas ainda não foram instaladas, mas o projeto Conheça Londrina – Roteiros turísticos , do IPPUL, já pode ser acessado no Instagram (@conheca.londrina). Por enquanto, há três roteiros disponíveis, com registros de diferentes pontos históricos de Londrina nos anos 30, 40 e 50. Vale a pena conhecer!
O passado, o presente e o futuro conectados para promover a transformação que a nossa cidade precisa.
Até a semana que vem!
Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Frase da semana: “A história é absolutamente fundamental para um povo. Quem não sabe de onde vem, não sabe para onde vai.” – Dom Bertrand de Orleans e Bragança, advogado e escritor brasileiro.