Olá, pessoal, tudo bem? Nesta sexta (6) tem Feira na Praça especial para o Dia das Crianças. Se o evento repetir o sucesso de quinta (5), teremos muitas crianças brincando e se divertindo em pleno Calçadão. O clima é de alegria e entrosamento, um convívio que reforça a cidadania e é fundamental para revitalizarmos o Centro da cidade.
Londrina vem sofrendo um processo de descentralização nas últimas décadas. Surgiram vários outros centros urbanos. Muita gente frequenta a sua própria região e praticamente não vem mais para o Centro Histórico. Grande parte das crianças londrinenses não tem uma história para contar sobre o Calçadão, por exemplo.
A Feira na Praça do Dia das Crianças está proporcionando um convívio saudável com o centro da cidade. Está gerando boas memórias. São histórias para contar, que ficarão na lembrança, gerando uma relação afetiva. Dessa forma, essas crianças passam a ver nossa cidade com outros olhos, reconhecendo a importância dessa região. A revitalização do Centro passa por uma transformação cultural.
Com a valorização despertada pelas memórias, vem o cuidado. Fica mais fácil atentar para prédios históricos e equipamentos culturais que precisam ser reativados ou reformados, pois esse novo público estará disposto a frequentá-los. O coração de Londrina precisa estar no coração dos londrinenses.
Logo mais, a Feira na Praça vai recomeçar, a partir das 17 horas. É uma festa para toda a família que já virou tradição. Muita gente pergunta quando será a próxima. Tem um provérbio que diz: “O presente é a semente que você planta para colher no futuro”. A Feira na Praça está semeando esse despertar.
Nos vemos por lá!
Angelo Pamplona, presidente da ACIL
Frase da semana: “O futuro tem muitos nomes: para os fracos, é o inatingível; para os temerosos, o desconhecido; para os valentes, é a oportunidade.” – Victor Hugo (1802-1885), escritor francês.