Uma boa ideia somada ao bom planejamento e um mercado atrativo. A estratégia para um bom negócio sair do papel e ir direto para o mercado externo, conquistando clientes na Europa, países árabes e Estados Unidos. Trata-se da Cadiveu, pequena empresa brasileira de cosméticos capilares profissionais com sede em São Paulo. Com apenas três anos de vida, a Cadiveu exporta 6 mil kits de produtos, dos 11 mil que produz. Para 2010, a expectativa é a melhor possível. “Um crescimento de 50% nas vendas”, afirma Claudia Alcântara, diretora de pesquisa e desenvolvimento da empresa.
A história da Cadiveu passa pelas raízes do Brasil, mais precisamente pela tribo indígena Kadivew (os índios cavaleiros), do Mato Grosso do Sul. A sonoridade do nome e os belos cabelos das índias inspiraram a criação da marca, que foi aportuguesada para Cadiveu. As matérias-primas usadas nas formulações também são bem brasileiras.
“A primeira linha desenvolvida pela empresa foi a base de cacau, a Cacau Brasil, e voltada somente à exportação”, explica Claudia. Para ser mais eficiente nas etapas de formulação, distribuição, marketing e vendas, a Cadiveu terceirizou toda a fabricação dos produtos e tem apenas 20 funcionários. “Desenvolvemos as fórmulas, passamos aos nossos fornecedores e eles nos entregam o produto pronto”, conta.
Hoje a empresa trabalha três linhas diferentes para o tratamento de cabelos e do couro cabeludo. A Cacau Brasil – que tem produtos como kit cauterização, kit manutenção e reconstrução de fios de cabelo danificados, por exemplo -, xampus e os chamados estilizadores (que substituíram os gels para dar forma a penteados) para homens, e a linha Plástica dos Fios, também de reconstrução. Uma quarta está sendo trabalhada pela empresa, a de produtos orgânicos para o tratamento capilar. Produtos a base de frutos da Amazônia, manga e gengibre fazem parte da linha.
Nos países árabes
De acordo com Claudia, depois de preparar o produto para o mercado externo (desenvolver embalagens e campanhas em inglês), a Cadiveu foi para o teste de campo: participar das feiras internacionais. As escolhidas foram as maiores do mundo no segmento: Cosmoprof, em Bolonha, na Itália (abril), e BeautyWorld, nos Emirados Árabes Unidos (junho). A primeira logo rendeu contato com um representante de uma rede de cabeleireiro saudita. “Três meses após o contato, conseguimos finalizar a venda para a Arábia Saudita”, comemora Claudia. Os primeiros embarques foram de 300 kits.
Como uma coisa leva à outra, a exportação aos sauditas levou a Cadiveu a estudar uma participação na BeautyWorld, onde fizeram contato com um importador árabe. O resultado: embarques mensais de 1.000 kits de produtos para o mercado árabe. O volume total das vendas externas da empresa está em 6 mil kits por mês, o mercado americano é o maior destino. Países latinos como a Colômbia e o Panamá também receberam os produtos da Cadiveu. “Para 2010, a meta é aumentarmos as exportações em 50%”, disse Claudia. Novos países árabes estão na meta da empresa para o próximo ano.
Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe