A Comissão Processante (CP) da Centronic solicitou a quebra de sigilo fiscal da empresa de segurança Centronic e da rádio Brasil Sul AM para saber quem pagou os salários dos vigias que trabalham na emissora pertencente ao prefeito Barbosa Neto (PDT).
Junto à Caixa Econômica Federal, os vereadores requisitaram comprovantes de depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e para a Receita Federal, cópias das guias de recolhimento da Gefip e Sefip (impostos que incidem sobre a folha de pagamento).
“Por enquanto, não podemos emitir qualquer opinião sobre o comprometimento do chefe do Executivo para não atrapalhar a elaboração do relatório final. As irregularidades citadas pela defesa já eram de conhecimento da CEI da Centronic. Além dos depoimentos, a CP e a defesa requisitaram em conjunto novos documentos à prefeitura”, comentou o vereador Roberto Kanashiro (PSDB), presidente da CP.
Na próxima quarta-feira (13), serão ouvidas quatro pessoas que deveriam depor hoje e não compareceram mais as testemunhas apresentadas pela defesa do prefeito de Londrina, incluindo o próprio Barbosa Neto (PDT).
De acordo com Kanashiro, o foco da CP é apurar a responsabilidade do prefeito nas irregularidades contratuais entre a administração municipal e a Centronic. A atuação da empresa de segurança poderá ser analisada pelo Ministério Público (MP).
Hoje, eram esperadas 10 pessoas, mas somente seis atenderam à convocação. Foram elas: Reinaldo Aparecido Pereira (vigilante), Marcia Regina Vitorino Pego (recursos humanos da Centronic), Jorge Luiz Bicudo (Centronic), Marcos Vanderelei Marques (contador da Rádio Brasil Sul), Dênison Utiyamada (servidor da Gestão Pública. Hoje, na Educação) e Louise Bolzani (servidora da Gestão Pública).