Fonte: Jornal de Londrina
A inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) já pode ser feita gratuitamente pela internet. Segundo informações disponíveis na página da Receita Federal (RF), o pedido de inscrição é feito pelo preenchimento de um formulário eletrônico específico com dados como nome, data de nascimento, título de eleitor, sexo, nome da mãe, naturalidade, endereço, telefone fixo e celular. Após completar esses dados, o número do CPF será gerado automaticamente.
O contribuinte deve anotar o número ou imprimir o comprovante de inscrição. De acordo com a RF, apenas nos casos em que há inconsistência nos dados informados pelo solicitante, que impossibilite a efetivação da inscrição, ele será orientado a procurar uma unidade de atendimento do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Essas entidades conveniadas continuam emitindo o CPF normalmente para aqueles que não têm acesso à rede, não querem emitir o número pela internet ou que precisam tirar a segunda via do documento.
Em entrevista ao JL nesta segunda-feira (6), o delegado-adjunto da Receita Federal em Londrina, David de Oliveira, lembrou que a emissão do CPF já não é feita há alguns anos. “As pessoas confundem. Pensam que o CPF é um material físico, mas o que vale é só o número”, afirmou. Isso ocorre porque muitos estabelecimentos exigem o CPF como documento de identificação, mas ele não tem essa função. “Ele é público e precisa ser combinado com um documento com foto”, explicou.
Oliveira lembrou ainda que logo a população terá acesso ao Registro de Identidade Civil (RIC), documento que deve substituir o atual RG e que conterá outros dados, como o número do CPF e do título de eleitor. A nova carteira de identidade será emitida pela federação, não pelos estados, como é o caso do atual RG.
O cadastro do CPF pode ser feito na página da Receita Federal na internet.