deputados estaduais

Deputados prestam contas ao setor produtivo sobre ações para o desenvolvimento de Londrina

Entidades do setor produtivo de Londrina receberam os deputados estaduais e federais, eleitos pela região, para uma prestação de contas referentes a ações implementadas para o desenvolvimento regional.

Equipe ACIL

Fonte: Assessoria ACIL

Entidades do setor produtivo de Londrina receberam, nas últimas duas semanas, os deputados estaduais e federais, eleitos pela região, para uma prestação de contas referentes a ações implementadas para o desenvolvimento regional. O encontro foi dividido em duas etapas realizadas nos dias 29 de junho (quinta-feira) e 3 de julho (segunda-feira) no Recinto Milton Alcover, do Parque Governador Ney Braga.

A intenção é fortalecer a representatividade política de Londrina por intermédio do acompanhamento de pautas, projetos e articulações dos parlamentares voltados para melhorar a qualidade de vida da população local, funcionando como um desdobramento da campanha Juntos Por Londrina e Região, realizada em 2022. A campanha alertou os eleitores para a importância de votar em candidatos comprometidos com a melhoria e o crescimento de Londrina e sua Região Metropolitana.

Durante o evento, os parlamentares fizeram um breve resumo da sua atuação e responderam a perguntas feitas por representantes das entidades presentes, tratando especialmente de infraestrutura, saúde, tecnologia e inovação.

“Este tipo de evento é importante para acompanharmos de perto o trabalho de nossos representantes e alinharmos nossas demandas com as necessidades coletivas da cidade. Londrina está, cada vez mais, trabalhando em conjunto, de forma entrosada, reunindo o poder público, políticos e entidades para intensificar as ações que promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida da população. Este diálogo precisa continuar e ser cada vez mais intenso, sempre pautado pelo bem público, em prol de toda a região”, destaca Angelo Pamplona, presidente da ACIL.

Deputados Estaduais

Encontro com deputados estaduais no dia 29 de junho

O primeiro encontro, no dia 29, contou com a participação de Cloara Pinheiro, Tercílio Turini e Tiago Amaral. Os três fizeram um balanço das conquistas e ressaltaram a importância de se trazer benefícios para Londrina. “Estou chegando agora, estou aprendendo muito, mas o que a gente pede e fala para o governo, nós estamos conseguindo. E nós estamos conseguindo porque somos unidos na Assembleia”, afirmou Cloara Pinheiro, reforçando a proximidade e o alinhamento com o trabalho de outros deputados estaduais de Londrina.

Tiago Amaral lembrou a importância do cargo de presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, assumido por ele neste ano: “É uma força muito grande, é uma oportunidade muito forte para que a gente possa realmente, ao lado dos nossos parlamentares londrinenses que aqui estão, ajudar na condução e no fortalecimento não só do Paraná, mas principalmente da nossa região”, ressaltou.

Entre as questões levantadas, o deputado Tercílio Turini destacou a importância do Contorno Leste para a região: “Em Ponta Grossa, por exemplo, estão previstos dois contornos de mais de 42 quilômetros. No Paraná, são 1.800 quilômetros de duplicações de rodovias, viadutos, terceiras pistas, acessos e outras intervenções. É inadmissível que Londrina não tenha um contorno de 23 quilômetros”, ressaltou.

Deputados federais

Encontro com deputados federais no dia 3 de julho

Filipe Barros, Luísa Canziani e Marco Brasil estiveram presentes no segundo dia da prestação de contas, na segunda-feira (3). Luiz Carlos Hauly e Diego Garcia não puderam comparecer por conflito de agendas, mas justificaram a ausência.

Presidente da ACIL, Angelo Pamplona questionou os deputados sobre estratégias e recursos para a realização do Contorno Leste de Londrina. Para Filipe Barros, é possível incluir a obra na concessão do pedágio, mas isso não inviabiliza a possibilidade de obter outros recursos via Congresso. “Uma coisa não inviabiliza a outra, temos que garantir que essa obra seja executada”, ressaltou.

Luísa Canziani enxerga o novo PAC, em elaboração pelo governo federal, como uma alternativa: “Há uma janela de oportunidades que é o PAC, há sim uma possibilidade de contemplarmos o Contorno Leste no rol de projetos do PAC e também continuar a luta para incluir na nova concessão”, afirmou.

“Londrina precisa se posicionar sobre o que quer, nós temos forças aqui, hoje somos cinco deputados e temos representatividade. É essa união que vai fazer a diferença”, destacou Marco Brasil.

Com o alinhamento dos cinco deputados federais em prol de Londrina, cabe agora o encaminhamento de projeto para a bancada trabalhar em busca de recursos.

O evento de prestação de contas teve realização da Sociedade Rural do Paraná, ACIL, CEAL, Sescap-LDR, Sincoval, Sindimetal e Sinduscon, além da participação da FACIAP, Sebrae, Codel, TI Paraná e FIEP, entre outras entidades.