Tivemos um ano com diversos avanços em 2025, especialmente na infraestrutura, mas o desempenho das vendas de Natal, embora considerado positivo ou igual a 2024 por 55% dos comerciantes entrevistados pela pesquisa da ACIL (confira no site www.acil.com.br), não alcançou os patamares apontados pelas expectativas.
Os números indicam que 47,5% dos entrevistados avaliam positivamente as vendas do período natalino, mas 45% tiveram um resultado inferior a 2024. Alguns setores, como cosméticos e perfumaria, conseguiram bons desempenhos. Outros, como vestuário e calçados, tiveram mais dificuldades.
Mas o empreendedor mantém o otimismo: 67,7% acreditam que vão vender mais em 2026; 45,1% estão otimistas com a economia regional, embora apenas 23,8% estejam satisfeitos com a economia nacional.
Precisamos que a inflação entre definitivamente nas metas do Conselho Monetário Nacional para que a taxa Selic seja reduzida, facilitando o crédito e aquecendo a economia. Para isso, é necessário que os gastos públicos estejam sob controle, algo difícil de acreditar em um ano eleitoral.
O voto, no entanto, é a nossa maior ferramenta para mudar este cenário. Precisamos eleger os candidatos que são realmente comprometidos com Londrina e vão se empenhar pelo desenvolvimento regional. Este é o melhor caminho, além do trabalho e da união empresarial, para superarmos os desafios que persistem neste 2026.
Vera Antunes, presidente da ACIL.



