comércio de rua

Dia da Sergipe 2024 pretende fortalecer o comércio e orientar sobre a segurança das mulheres

O lançamento oficial ocorreu na manhã desta terça (4), no SESC Cadeião. A 13ª edição será realizada no dia 14 de setembro, das 9hs às 14hs.

Equipe ACIL

Julia Simões/Assessoria ACIL

O Dia da Sergipe 2024 foi lançado oficialmente na manhã desta terça (4), no SESC Cadeião, com empresários e representantes de instituições como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sincoval, Sebrae, Companhia Municipal de Trânsito (CMTU) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). A 13ª edição será realizada no dia 14 de setembro, das 9hs às 14hs.

Foto: Matheus Gonzela

O evento, criado com o objetivo de fortalecer o comércio de uma das ruas mais tradicionais da cidade, já faz parte dos calendários municipal e estadual, conforme explicou o presidente da ACIL, Angelo Pamplona, durante o lançamento: “O Dia da Sergipe, hoje, está na Lei Municipal e na Lei Estadual. É um dos maiores eventos de rua do Estado do Paraná, nós não temos notícias de um evento de rua desse porte”.

Além de enfatizar a relevância da ação, o presidente destacou que a iniciativa é uma demonstração do poder do associativismo, por meio do qual as empresas se unem por um bem coletivo. Angelo ainda alertou que, para o sucesso da edição, é necessário que os empresários estejam comprometidos e alinhados com a iniciativa. “No Dia da Sergipe, as lojas devem estar em sintonia com o que está acontecendo na rua”.

Silvana Oliveira, consultora comercial e mediadora do grupo gestor da Rua Sergipe, explicou que, além de fortalecer e unir os empresários, a iniciativa contribui para o desenvolvimento socioeconômico de Londrina. “O Dia da Sergipe evidencia a rua não somente como um local de consumo e lazer, mas também como patrimônio cultural da cidade de Londrina”.

Durante o lançamento, foi anunciada a extensão das atrações até a Rua Prefeito Hugo Cabral, alteração proposta pelos próprios lojistas que atuam nas proximidades. Outra novidade compartilhada durante o evento é a criação do Dia do Calçadão, previsto para acontecer no dia 10 de agosto de 2024, sábado que antecede a comemoração de Dia dos Pais.

Mulher Segura

Durante o lançamento do Dia da Sergipe, o tenente-coronel Ricardo Eguedis, comandante do 5º Batalhão, revelou que a Polícia Militar estará presente no evento com o Programa Mulher Segura. “O objetivo é ir com o nosso módulo, com os policiais orientando, estimulando, inclusive, dando voz e confiança para que as pessoas denunciem”, anunciou.

Eguedis destaca que a conscientização faz parte do conjunto de ações para aumentar a segurança das londrinenses. “É uma meta hoje da Secretaria de Segurança, não só a segurança patrimonial e pessoal, mas, principalmente, os três pilares: redução de feminicídio, redução de crimes sexuais e redução da violência doméstica”, explicou.

As empresas interessadas em atuar como parceiras da 13ª edição do Dia da Sergipe podem se inscrever pelo link https://bit.ly/3Reqi1Q até o dia 20 de julho.