O conceito da inteligência está intimamente relacionado com uma série de fatores, como a compreensão, o entendimento e o raciocínio, sendo vastíssimos os estudos que se dedicam a esta área. Mas aqui temos de nos prender a uma área muito específica e prática: como é que se consegue ser inteligente no mercado empresarial? Ou seja, de que forma é que podemos garantir que a nossa carreira e os nossos projetos profissionais são geridos da melhor forma possível, permitindo-nos assegurar eficazmente todas as responsabilidades (e todos os desafios) com que nos deparamos diariamente? Se esta questão lhe é especialmente sensível, conheça então sete dicas para saber como aumentar a sua eficácia profissional.
Ser inteligente profissionalmente não é uma questão de sorte
E esta poderia ser a primeira regra: não acreditar no fator sorte que tantos referem ser a base do sucesso profissional. A verdade é que conseguir vingar profissionalmente depende de uma série de pressupostos, de esforços e de dedicação sem os quais a sorte dificilmente conseguirá trazer resultados. Portanto, poderemos partir do pressuposto de que ser inteligente a nível profissional depende de alguns passos que, parecendo simples, são de extrema importância no mercado de trabalho:
1. Definir uma estratégia. O que é que quer realmente para a sua vida profissional? Em que é que gostava de trabalhar? Que cargo ou função conseguiria realmente trazer-lhe um nível elevado de satisfação? E mais: em que áreas é que se sente maiores aptidões? Porque o mais importante é partir precisamente desta bateria de questões para conseguir definir um caminho e uma estratégia para a sua vida profissional. Trata-se, no fundo, de uma auto-auditoria que permitirá perceber o produto (você!) e o contexto (o mercado em que se insere ou em que se pretende inserir), para poder então definir as táticas a implementar;
2. Investir na especialização. Claro que é importante saber de tudo um pouco, mas o ideal é que consiga aprofundar aquelas áreas em que efetivamente se pretende especializar. Obviamente que o mercado de trabalho valoriza profissionais que percebam a mecânica de áreas tão diversas quanto o marketing, as finanças e a tecnologia, mas os especialistas são aqueles que mais procura acabam por ter por parte das empresas;
3. Ampliar a rede de contactos. É um facto: o chamado networking é, cada vez mais, o grande motor do desenvolvimento pessoal e profissional, abrindo caminhos que, há uma década, demorariam muito mais tempo a ser desbravados. Esta situação fica muito facilitada com as atuais redes sociais de caráter profissional e pessoal, pelo que o ideal é que consiga utilizá-las para aumentar a sua rede de contactos e aprofundar relacionamentos que lhe poderão abrir portas nas áreas em que se pretende desenvolver;
4. Apostar na autopromoção. Longe vão os tempos em que os profissionais não faziam quaisquer investimentos na sua promoção, aguardando pacientemente que as empresas os procurassem. Hoje, a oferta é tão elevada a nível de empregabilidade que a melhor forma de nos darmos a conhecer é precisamente através da autopromoção. Aposte num currículo criativo e utilize as suas redes de contactos e as redes sociais para valorizar as suas conquistas académicas e profissionais;
5. Esquecer a subtileza. E apostar na criatividade. Tanto na forma como se promove como no modo como marca presença nas redes sociais ou se faz relacionar com os seus contactos. O segredo é impactar. E quanto mais, melhor.
6. E, finalmente, desenvolva-se!
E ser inteligente é também ter a capacidade, a vontade e a disponibilidade para desenvolver as suas competências. Sente que devia saber mais sobre a gestão comunicacional de um negócio? Então, invista numa formação em marketing. Gostava de colmatar a sua timidez em apresentações e exposições públicas? Forme-se em técnicas de apresentação. No fundo, a formação será a sua grande aposta para, depois de garantir as cinco dicas anteriores, conseguir a máxima inteligência na forma como se gere e desenvolve, tanto em termos pessoais como profissionais.
A formação é um dos passos mais importantes para qualquer processo de mudança, seja ela a nível individual como corporativo, pelo que, neste mercado cada vez mais complexo e globalizado, é essencial que os profissionais apresentem esta mais-valia competitiva.
Ser inteligente profissionalmente? É um processo simples de seis passos. Comece já a dar os seus!
A maneira como você leva a vida e a informação que chega ao cérebro também contribuem para o seu potencial mental. Confira abaixo uma lista de 10 pequenas ações que podem ser tomadas no seu dia a dia e que vão fazer a diferença.
1. Aproveitar seu tempo on-line
Verifique as redes sociais, siga sites de entretenimento e ver vídeos engraçados no Youtube são formas legais para passar o tempo na internet. Mas nem todo o seu tempo livre precisa ser gasto também. Substitua o vídeo viral do dia por alguns minutos consumindo algo mais nutritivo para a sua mente. Cursos e palestras on-line, por exemplo, são boas opções.
2. Escrever o que você aprende
Não precisa ser nada elaborado ou muito tempo, mas reserve um tempo para refletir e escrever sobre o que você aprendeu durante o dia. Pesquisadores recomendam a prática de aumentar a sua capacidade intelectual.
3. Fazer uma lista de coisas feitas
Em vez de fazer uma lista de coisas que você precisa fazer, anote o que você fez. Confiança e felicidade estão diretamente relacionadas à inteligência, e lembrar-se de todas as coisas que você já tem vai deixar satisfeito.
4. Jogar jogos de tabuleiro
Jogos de tabuleiro e quebra-cabeças são divertidos e também ajudar a exercitar o cérebro. Jogar batalha naval, xadrez, jogos de cartas e fazer palavras cruzadas, sem dicas ou com ajuda de outras pessoas.
5. Ter amigos inteligentes
Seu QI é o QI médio das cinco pessoas mais próximas a você. Isso significa que você deve se cercar de pessoas inteligentes. Pode ser meio difícil em sua auto-estima, mas ser amigo de pessoas mais inteligentes do que você é uma das maneiras mais rápidas para aprender.
6. Ler o suficiente
Todo mundo sabe, mas nunca é demais repetir: a leitura é essencial. Não há consenso sobre qual o melhor tipo de leitura, pode ter o hábito de leitura de jornais todos os dias ou ler uma variedade de ficção e não-ficção, mas todos concordam que a quantidade é importante. Basta ler.
7. Explicar aos outros
“Se você não pode explicar alguma coisa simplesmente porque você não entende isso”, disse Einstein. E ele está certo. A melhor maneira de saber se você realmente aprendeu alguma coisa está tentando explicar. Sempre tento explicar a outras coisas que você tem aprendido. Adquirir novos conhecimentos é fácil, difícil é mantê-los. Para explicar, sua mente realmente retém a informação.
8. Fazer coisas inesperadas
Depois de deixar a escola, Steve Jobs decidiu fazer um curso de caligrafia. Parecia irrelevante no momento, mas as lições do projeto que havia terminado serviram para criar os primeiros Macs. A lição: você nunca sabe o que vai ser útil no futuro. Experimente coisas novas, sem saber realmente como você servir. No futuro, as coisas que antes eram aleatórias pode se conectar e se tornar experiências importantes.
9. Aprender uma nova língua
Você não precisa se tornar fluente ou correr para outro país para aprender uma nova língua. Estude no conforto de sua casa, nos diversos cursos online que podem ser encontrados na internet, e ainda colher os muitos benefícios para sua mente.
10. Descansar um pouco
É muito importante tomar o tempo para deixar a sua mente livre de qualquer estimulação. Abra espaço para que processar tudo o que eu aprendi. Sente-se em silêncio, exercitar-se, passar algum tempo pensando.