2023

Dicas valiosas e cases de sucesso marcaram o Mercado em Foco 2023

Os dez anos do evento serão celebrados com uma edição especial em 21 de maio de 2024.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Dicas valiosas e cases de sucesso marcaram o Mercado em Foco 2023 no Linkedin Compartilhar Dicas valiosas e cases de sucesso marcaram o Mercado em Foco 2023 no Twitter Compartilhar Dicas valiosas e cases de sucesso marcaram o Mercado em Foco 2023 no Facebook

Fonte: Assessoria ACIL

Palestra de Adriano Ono (Foto: Jessica Pizza/ACIL)

A segunda parte da 9ª edição do Mercado em Foco foi marcada pelo conteúdo recheado de experiências e soluções práticas em uma série de palestras que começou pontualmente às 13h30 desta terça-feira (13), no Centro de Eventos do Aurora Shopping. O evento alcançou um total de 263 inscritos.  

Com o tema A relevância que o varejo merece, o Mercado em Foco é um encontro empresarial realizado em parceria pela ACIL, Sebrae e governança Comércio In Foco.

Antes da segunda rodada de palestras – a primeira ocorreu pela manhã -, uma novidade foi anunciada: os dez anos de Mercado em Foco serão celebrados com uma edição especial em 21 de maio de 2024.

Inteligência artificial

O primeiro a falar, à tarde, foi Fernando Gibotti, CEO da Bnex e PhD em Computação Aplicada, que chamou a atenção discorrendo sobre Como fazer uso da inteligência artificial no comércio varejista?.

“A inteligência artificial é discutida desde a década de 40. É um tema que está completando 80 anos. Nos últimos meses houve uma evolução do conceito de inteligência artificial e o ChatGPT apareceu como uma grande revolução em tudo o que estava sendo feito. Mas ainda estamos a alguns passos antes de atingir o conceito elaborado lá nos anos 40. Quando avançarmos e o computador de fato conseguir cognição, a mudança vai ser maior. E isso causa medo, porque dizem que centenas de profissões vão desaparecer. Só que outras centenas vão aparecer”, destacou Gibotti.

Consumidor phygital

A palestra seguinte deu sequências a alguns assuntos abordados anteriormente, encadeando as informações. Seu consumidor é phygital!, com Jacques Meir, CEO do CX Brain, destacou a presença da tecnologia em nosso dia a dia, nem sempre notada. “Todos vivemos em nossa bolha. Precisamos interagir com pessoas diferentes e ideias diferentes. Nossas verdades estão mediadas por telas e, por isso, estamos confinados em bolhas. O grande desafio das empresas é se conectar com a bolha de seu cliente. Temos uma vida híbrida, estamos o tempo todo entre o real e o digital, e as novas gerações fazem isso espontaneamente, elas já não percebem essa distinção”, explicou.

Cor de Pimenta

Foi justamente a transição entre real e digital que alavancou as vendas da loja maringaense Cor de Pimenta, representada no Mercado em Foco por uma de suas fundadoras, Michelle Carraschi. A empresária demonstrou como a persistência, aliada à criatividade, fez com que as vendas aumentassem pelas redes sociais. “Fomos nos descobrindo e percebemos que só a fabricação própria não supria nossas demandas de varejo, e resolvemos ir para o rumo de multimarcas. Aprendemos muito com este recomeço. Já trabalhávamos com as redes sociais, no Facebook, que trazia um público mais jovem do que o que estava na região da loja”, lembrou. Com o crescimento das vendas nas redes, a marca alcançou um público muito maior do que a loja física conseguiria.

Dog King

Outro caso de empreendedorismo impressionante foi o de Adriano Ono, fundador da Dog King. Da barraquinha de lona à maior franquia de hot-dog do Brasil! trouxe um relato emocionante sobre os desafios de iniciar o próprio negócio. Dicas como “Quando a gente reclama, o problema dobra de tamanho”, “Comerciante não tem hora” e “É muito importante entender a necessidade do cliente para não ficar empurrando o produto para ele” foram intercaladas por uma história de vida difícil, mas vitoriosa.

Digitalização

Para um dia que começou apresentando o ecossistema de inovação de Londrina e passou por uma oficina que levantou as dores dos varejistas, o desfecho sobre Digitalização de negócios – tendências e desafios, com Ricardo Rocha, CEO da Softbox e diretor do Magazine Luiza, chegou a ser surpreendente. “Para iniciar um negócio de sucesso é preciso ter uma ambição inspiradora. As pessoas gostam de lutar e, mais do que lutar, de vencer. A gente precisava fazer algo que impactasse o micro e pequeno varejista brasileiro. Sonhar é fundamental para irrigar a alma”, destacou. Rocha vendeu quatro empresas para o Magazine Luiza em 2018, ajudou a implantar o marketplace da Magalu e ainda arranja tempo para investir em startups.

Como o Mercado em Foco também é networking, no final do evento os participantes foram recebidos com um happy hour para estimular a troca de contatos. Muita gente já especula quais serão as novidades para a 10ª edição, em 2024.

Leia também