Diretoria da ACIL recebe ex-presidentes para trocar experiências e reafirmar os valores do associativismo

Encontro fez parte de um workshop dedicado ao empreendedorismo cívico realizado internamente com apoio do Sebrae.

Ranulfo Pedreiro

Compartilhe com o universo

Compartilhar Diretoria da ACIL recebe ex-presidentes para trocar experiências e reafirmar os valores do associativismo no Linkedin Compartilhar Diretoria da ACIL recebe ex-presidentes para trocar experiências e reafirmar os valores do associativismo no Twitter Compartilhar Diretoria da ACIL recebe ex-presidentes para trocar experiências e reafirmar os valores do associativismo no Facebook

Claudio Tedeschi, Rubens Augusto, Vera Antunes e Valter Orsi: encontro resultou em aprendizado e troca de experiências em prol do associativismo

Conhecer melhor a história da ACIL, reafirmar os valores do associativismo e compreender a importância da Associação para o desenvolvimento de Londrina estão entre os objetivos do Workshop de Empreendedorismo Cívico ministrado nas últimas semanas para a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Londrina em parceria com o Sebrae.  

Na primeira etapa, o jornalista e pesquisador Wilham Santin traçou um paralelo entre a história da cidade e as ações da ACIL para mostrar como a Associação esteve presente nos momentos importantes dessa trajetória. 

Duas outras reuniões apresentaram as origens do associativismo e seus reflexos no Brasil e em Londrina, com palestras dos consultores Heverson Feliciano e Sergio Garcia Osorio. Em destaque, a importância do empreendedorismo cívico para agregar as instituições em prol do desenvolvimento local. 

Nesta quarta-feira (3), o Workshop contou com a presença de três ex-presidentes da ACIL, protagonistas de momentos que marcaram a história da cidade: Valter Orsi, Rubens Augusto e Claudio Tedeschi. Os três contaram histórias, relataram os desafios enfrentados e, principalmente, ressaltaram a importância da ACIL em momentos cruciais para a sociedade, como a retirada do Camelódromo das ruas, a cassação de Antonio Belinati, a privatização da Sercomtel e a criação do LiDERE.

Presidente da ACIL na gestão 2006-2008, Rubens Augusto lembrou os desafios enfrentados com a retirada do Camelódromo das ruas no entorno do Terminal Central e ressaltou a importância do encontro: “Esse aprendizado que todos nós passamos na ACIL é muito importante, é uma coisa quase imensurável. Isso deixa um legado, uma história bacana na vida da gente. Para mim, existe as coisas positivas e as não tão boas, não tem coisa negativa”, afirmou. 

Claudio Tedeschi, que esteve à frente da Associação entre 2016 e 2019, também exaltou o evento: “Acho que isso é fundamental, a gente discute várias coisas, mas o maior fundamento é o que cada um tem de bom no coração. Uma sociedade vai ser melhor quanto melhor for a maioria dos seus cidadãos. A gente tem que trabalhar para manter, apesar de tudo o que está aí, um ambiente em que você consiga evoluir, construir um centro de consenso, um exercício da paz”. 

Protagonista do movimento “Pés vermelhos, mãos limpas”, no final dos anos 1990, Valter Orsi foi presidente da ACIL em dois momentos, nas gestões 1998-2000 e 2014-2016. “Eu queria agradecer o convite, esse envolvimento enriquece muito. É importante estarmos organizados, com bons exemplos, para sensibilizar e somar do lado bom, das pessoas boas. Nosso papel é muito importante para atrair mais pessoas para o lado do bem”, reforçou. 

Anfitriã, a atual presidente Vera Antunes agradeceu a participação de todos: “Precisamos passar para as novas gerações essas experiências para que não se acomodem. Nós temos que ser inconformados. Nós podemos mudar uma nação, uma cidade e uma geração com o associativismo, o cooperativismo e a colaboração”, afirmou, concluindo o encontro em clima de confraternização.

A atual diretoria da ACIL reuniu-se com ex-presidentes durante workshop em colaboração com o Sebrae

Leia também