Dívidas perdidas? Conheça o ACIL Recupera

Novo serviço da entidade garante a recuperação de crédito aos associados de dívidas com até 20 anos geradas por clientes inadimplentes

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Dívidas perdidas? Conheça o ACIL Recupera no Linkedin Compartilhar Dívidas perdidas? Conheça o ACIL Recupera no Twitter Compartilhar Dívidas perdidas? Conheça o ACIL Recupera no Facebook

Fonte: Juliana Felis – Revista Mercado em Foco

Combater a inadimplência é um dos grandes desafios da classe empresária, já que fazer com que o cliente quite ou negocie sua dívida e volte a ter um relacionamento saudável com a empresa demanda muito tempo e esforço e, em diversos casos, sem obter qualquer resultado.  

Quanto mais clientes devedores uma empresa tem, mais despesas ela enfrenta e, claro, menos dinheiro entra no caixa, o que pode comprometer suas obrigações financeiras.  

Nessa luta, o associado ACIL ganha um novo aliado: o ACIL Recupera. Em parceria com a Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), a entidade passa a oferecer um trabalho exclusivo e especializado, com foco na recuperação de crédito e na mediação de conflitos.  

Como explica a gerente de Mercado da ACIL, Claudia Pechin, a associação atua como uma ajuda para empresários que buscam a solução de dívidas nas quais não têm sucesso. “Queremos acender a esperança de que eles possam ter esse dinheiro de volta”, afirma. 

De acordo com Pechin, a entidade faz a cobrança e o esforço para trazer o cliente de volta. “Queremos que a empresa ganhe tempo. A ACIL age então como uma solucionadora na recuperação do crédito.” 

Como funciona? 

A cobrança é realizada de acordo com a política de cada empresa. Sendo assim, o associado é quem determina o período das dívidas vencidas a serem cobradas. 

A empresa AB Soluções em Cobranças é a responsável pela mediação extrajudicial, que age com foco na recuperação não só do crédito, mas do relacionamento entre as partes envolvidas.  

Através de um sistema completo e integrado, o associado pode acompanhar o andamento das cobranças em tempo real. “O serviço é totalmente customizado. O empresário fica sempre atualizado sobre os pagamentos ou acordos.” 

Dívidas Prescritas  

Dívidas prescritas são grandes gargalos das empresas. São aquelas que perdem o prazo para que o credor tenha o direito de exigir o pagamento por meio judicial.  

As empresas podem negativar o nome do cliente, ou seja, incluir o CPF nos órgãos de proteção de crédito – como o SPC -, por até cinco anos. Após esse período, a dívida deixa de constar nos birôs de crédito, o que leva o consumidor a pensar que a conta “caducou” e que não precisa mais efetuar o pagamento. No entanto, a empresa credora tem a liberdade para continuar realizando a cobrança e o total direito de recebê-la.  

David Anholeto da Silva, diretor da empresa, explica que esse é exatamente um grande diferencial do ACIL Recupera. “Muitos empresários acreditam que a dívida prescrita não pode ser cobrada, mas pode e nós fazemos isso. De certa forma, proporcionamos esperança pra que eles consigam tomar decisões em cima disso, ter essa liberdade. Recentemente, acompanhei o caso de uma empresária que conseguiu pagar o salário de todos os funcionários com dinheiro de dívidas de 10 anos atrás”, conta. 

O diretor destaca ainda que a equipe que realiza a cobrança é altamente capacitada para fazer o contato com o cliente e atua como conciliadora do início ao fim do processo. “Depois que a dívida é cadastrada, a negociação é toda feita via telefone, da forma mais humanizada possível. O devedor não resolve mais na loja. Tiramos esse peso do empresário para que ele trabalhe com tranquilidade e foque em fazer o seu negócio crescer” afirma Silva.  

Mediante o aval do associado, a empresa cria diferentes condições para que os devedores quitem as dívidas, como parcelamento via cartão ou boleto, PIX… Tudo automático pelo sistema da AB. 

É importante lembrar a importância de manter uma rotina de atualização dos dados cadastrais dos clientes para o sucesso da recuperação do crédito.  

Custo zero 

O associado pode se perguntar: “Mas quanto precisarei pagar para contar com o auxílio do serviço?” A resposta é: nada. O ACIL Recupera tem custo zero para os associados da entidade. Desconta-se apenas uma porcentagem calculada de acordo com o grau de dificuldade para a recuperação, que é baseada nos anos da dívida em questão, e isso ocorre somente no recebimento da dívida.  

“Depois de dois anos, a dívida está praticamente perdida. Está no meio do ciclo para ser prescrita. É a recuperação então de um prejuízo. O máximo que pode acontecer para o empresário é receber a dívida. Ele só tem a ganhar”, salienta. 

Índice de Recuperação 

Um dado bastante impressionante é o índice de recuperação das dívidas. O diretor detalha que, dos devedores falados, ou seja, devedores que são encontrados e atendem as ligações, são recuperados cerca de 75% das dívidas. Já com base nas dívidas prescritas, a média de recuperação é 52% a 55%.  

Para mais informações sobre o ACIL Recupera, entre em contato pelo telefone (43) 3374-3000. 

Leia também