Educare

Educare chega à 2ª edição discutindo o excesso de telas e as consequências para pais e filhos

Encontro de Educação para Pais pretende estimular e desenvolver uma relação mais saudável entre pais e filhos.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Educare chega à 2ª edição discutindo o excesso de telas e as consequências para pais e filhos no Linkedin Compartilhar Educare chega à 2ª edição discutindo o excesso de telas e as consequências para pais e filhos no Twitter Compartilhar Educare chega à 2ª edição discutindo o excesso de telas e as consequências para pais e filhos no Facebook

Com palestras presenciais e trilhas de conteúdos online, o Educare, Encontro de Educação para Pais, chega à segunda edição nos dias 13 e 14 de novembro para estimular e desenvolver uma relação mais saudável entre pais e filhos, em uma época de excesso de informações, telas e redes sociais, por intermédio de informações atualizadas e embasadas por especialistas. O evento é realizado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL. A primeira edição do Educare ocorreu em 2022 e foi direcionada para os profissionais da educação.

Entre os objetivos da segunda edição, está trabalhar a base educacional dos filhos a partir dos pais, que vêm enfrentando muitos desafios. Como a educação é o fundamento para um futuro melhor, a ACIL considera que a iniciativa contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida da população. Por isso, além dos pais, o Educare será voltado para profissionais da educação, psicólogos, psicopedagogos, professores e toda a comunidade. 

Futuro

Para Angelo Pamplona, presidente da ACIL, o Educare é um evento dedicado a formar pessoas e cidadãos melhores: “Vivemos uma época de muita informação e os filhos estão entrando muito cedo no universo das telas e das redes sociais. Os pais estão preocupados e muitos não sabem exatamente como agir. Na ACIL, consideramos a educação a base para o desenvolvimento social e econômico. Por isso, queremos investir em uma relação mais saudável entre pais e filhos, na esperança de que, no futuro, as crianças de hoje também tenham a percepção de buscar um mundo mais humano para seus filhos”.

Marcia Kobayashi, educadora e coordenadora do Educare, revela que o encontro quer fazer uma reflexão com os protagonistas da formação e da educação de crianças e adolescentes: “É um momento importantíssimo, porque vivemos num contexto cada vez mais complexo e desafiador. As orientações assertivas na parte da educação de filhos e adolescentes e crianças só contribuem para uma sociedade melhor”.

Com experiência reconhecida na área, Marcia Kobayashi considera o momento muito preocupante: “Eu atuo como educadora há mais de 40 anos e nunca enfrentei uma situação tão delicada como a atual. O excesso de telas, sem o equilíbrio do uso responsável, apresenta casos de depressão, choro, síndrome de pânico e ansiedade na infância e adolescência, além da perda das brincadeiras e da ludicidade na relação entre pais e filhos. Em muitos casos, as crianças precisam de orientações mais assertivas nos caminhos para inclusão”, ressalta.

Programação

No dia 13 de novembro, a programação será presencial, a partir das 19h30, no Teatro Marista (R. Cristiano Machado, 240), em Londrina. O Educare abrirá com a palestra “Abaixo os gurus, salve os guris”, com Flavio Tavares, empresário, palestrante, autor e pai de cinco filhos.

Em seguida, às 20h30, o psicoterapeuta e escritor Leo Fraiman sobe ao palco para falar sobre “Como formar filhos felizes e bem-sucedidos”. Autor de livros como “A síndrome do imperador”, “Superação e equilíbrio emocional” e “Meu filho chegou à adolescência, e agora?”, ele também desenvolveu a Metodologia OPEE, adotada por mais de 1.500 instituições em todo o Brasil.

A noite ainda contará com o lançamento do livro “Bela e sua tela”, das psicólogas Carina Costelini Isper e Cintia Barbizan, que alerta para os perigos do uso abusivo de celulares, computadores e tablets. A edição conta com ilustrações de Samara Nunes.

*Trilhas de conteúdos*

Já no dia 14, o formato do Educare será online, com a trilha “Construção do uso saudável de telas”, com Luísa Aldinucci (psicóloga para mães e orientação parental) e Camilla Fragano (psiquiatra da infância e adolescência), a partir das 19h30. Simultaneamente, a psicopedagoga Luciana Brites vai discorrer sobre “Caminhos para inclusão: como os pais podem fazer a diferença”.

Depois, às 21h, será a vez da psicóloga Luísa Aldinucci falar sobre “Por que tanto choro? Depressão e ansiedade na infância e adolescência”. Simultaneamente, será apresentada a trilha “O poder da ludicidade na relação entre pais e filhos”, com a psicopedagoga Mariana Placidino.

Ingressos

Os ingressos para o Educare – Encontro de Educação para Pais – podem ser adquiridos pela plataforma Sympla (https://bit.ly/3XL88Hy).

Serviço – Educare | Encontro de Educação para Pais

Dia 13 de novembro, às 19h30, no Teatro Marista (Av. Cristiano Machado, 240). 

Dia 14 de novembro, às 19h30, em formato online. 

Ingressos limitados à venda pela plataforma Sympla (https://bit.ly/3XL88Hy). 

Realização: ACIL.

Acompanhe o canal da ACIL no WhatsApp: https://bit.ly/3tCZ7Wd 

Leia também