A Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura da Região de Londrina realizou, nesta sexta-feira (21), a primeira reunião de 2025 na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Na pauta, estavam estratégias a serem estabelecidas para o ano, incluindo as principais obras a serem trabalhadas pelas diversas instituições, reunindo representantes da sociedade civil organizada e do poder público.
Recém-empossada como presidente da ACIL, a empresária Vera Antunes apresentou-se e exaltou a importância da Comissão: “O trabalho realizado em conjunto pela sociedade civil organizada e o poder público, de forma persistente e meticulosa, vem obtendo resultados de grande interesse coletivo. Trata-se de uma instância de extrema relevância para o desenvolvimento de toda a nossa região, capaz de apresentar resultados concretos como a duplicação da PR-445, o Viaduto da Bratislava e o Viaduto da PUC. Aqui, vemos obras importantes para Londrina tornarem-se realidade”, ressaltou.
Fundador da Comissão de Infraestrutura em 2017, Tiago Amaral reafirmou a sua participação nas reuniões como integrante. “Os princípios e fluxos estratégicos que a gente utiliza vêm de valores que mantivemos ao longo do tempo. São valores e objetivos claros que mantiveram essa Comissão em pé. Esta Comissão foi mantida por um propósito: unificar pautas prioritárias de toda a sociedade. Havia obras que eram demandadas há muito tempo e não saíam do lugar. Temos acompanhado a evolução dos resultados. O que nos importa são os resultados e, para isso, precisamos de estratégia”, destacou o prefeito de Londrina.
O radar da Comissão de Infraestrutura voltou-se para o Contorno Norte, a ampliação do aeroporto, a duplicação da PR-445 e a construção dos viadutos da Bratislava, do Grêmio, da PUC e Esperança. Para 2025, existe a possibilidade de serem incluídos na lista os viadutos da Bratac e do Jardim do Sol, entre outros, além de acompanhar a instalação do ILS no aeroporto e batalhar pela construção do Contorno Leste e implementação do Trem Pé Vermelho, ligando Londrina a Maringá.
“Este é um trabalho com propósito, para trazer efetivamente prioridades e tratar obras com muito profissionalismo nas questões de nossa cidade. É um trabalho com liderança e resultado. Esta é a política em que eu acredito, que provoca efetivamente uma transformação na vida das pessoas”, afirmou a deputada federal Luísa Canziani, que passa agora a coordenar as ações da Comissão, incluindo a articulação com lideranças políticas e das esferas estaduais e federais.
Luísa Canziani acrescentou que esteve, junto com Tiago Amaral, com o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. No encontro, o ministro reafirmou a intenção de trabalhar pela instalação do ILS no aeroporto de Londrina ainda em 2025.
A reunião também contou com a presença de Brazil Versoza (CEAL), Gerson Guariente (ACIL), Nicolás Mejía (Grupo Folha), Rosinda Stremlow (AEPIC), Rodrigo Souza (PML), Decarlos Manfrim (CREA/CEAL), Liz Rodrigues (PML), Sergio Bonocielli (Grupo ATT), Fernando Bergamasco (PML), Marcelo El Kadre (SRP), Célia Catussi (Sinduscon), Rodrigo Geara (ACIL), Ricardo (Sindimetal) e Ovhanes Gava (Sincoval).