Fonte: Jornal de Londrina
Na tarde desta terça-feira (11) a Arquidiocese de Londrina entrou na lista de entidades que pedem a renúncia do prefeito Joaquim Ribeiro (sem partido). Em carta enviada à imprensa, a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese diz entender que o fato de Ribeiro ter confirmado o recebimento de propina “o deixou, naturalmente, sem condições políticas e morais para chefiar o Poder Executivo Municipal”. No final do documento, a comissão afirma que só vê “uma alternativa para o senhor Ribeiro (…): a renúncia”.
Mais cedo, a Sociedade Rural do Paraná (SRP), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Londrina e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) se manifestaram a favor da renúncia de Ribeiro. Apesar da pressão das entidades, Câmara e movimentos populares pela renúncia, Ribeiro resiste no cargo. Em entrevista à Rádio CBN nesta manhã, ele disse que vai permanecer na Prefeitura.
Leia a íntegra da nota da Arquidiocese de Londrina
“PELA RENÚNCIA DO PREFEITO JOSÉ JOAQUIM RIBEIRO
A COMISSÃO JUSTIÇA E PAZ DA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA, diante da notícia de que o prefeito José Joaquim Ribeiro (PSC) recebeu R$ 150 mil em propina da G8, uma das empresas que venderam Kits escolares para a Prefeitura de Londrina, entende que esse fato o deixou, naturalmente, sem condições políticas e morais para chefiar o Poder Executivo Municipal, haja vista não ser razoável admitir, no atual contexto, que o mesmo continue com a necessária credibilidade para o exercício do cargo de Prefeito de Londrina.
É bem verdade que ele, como qualquer outra pessoa em situação idêntica, não pode ser considerado culpado sem o devido processo e sem ampla defesa. Ocorre que do ponto de vista político, a racionalidade é outra, por ser imprescindível efetiva capacidade para o diálogo.
Por esse motivo, só vislumbramos uma alternativa para o senhor Ribeiro, e protestamos para que ele a realize: a renúncia.
Londrina, 11 de setembro de 2012.
COMISSÃO JUSTIÇA E PAZ DA ARQUIDIOCESE DE LONDRINA”