Boa tarde, amigos, como vocês estão?
A partir desta sexta-feira (16), a propaganda eleitoral toma as ruas, obedecendo ao calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Agora, os candidatos podem pedir votos, ir às ruas e falar abertamente sobre os programas de governo, tanto pessoalmente quanto na internet. O horário eleitoral gratuito nas rádios e TVs começa apenas no dia 30.
Ou seja, a disputa vai ficar mais acirrada. A ACIL, como instituição de interesse público, não faz campanha nem apoia candidatos. Mas, nem por isso deixa de dar sua contribuição para que haja o fortalecimento da democracia, estimulando o voto conectado com a qualidade de vida em Londrina.
Ao contrário do que parece, o protagonista do processo é o eleitor. Além do poder do voto, ele ainda pode fiscalizar, denunciar irregularidades e combater fake news, cada vez mais comuns.
Por isso, o candidato deve ser escolhido por meio de informações confiáveis e fontes seguras. Pesquise sobre as propostas, avalie o comportamento e pondere o que é melhor para toda a população, não apenas para você.
Não se deixe seduzir por discursos vazios ou meramente ideológicos. Busque identificar as propostas mais realistas e interessantes para o nosso desenvolvimento. O voto consciente é uma das principais ferramentas para evoluirmos como sociedade.
Para ajudar a esclarecer as propostas, a ACIL e as entidades integrantes do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial vão realizar, em breve, uma sabatina com os candidatos à Prefeitura. Paralelamente, vamos entregar um plano com sugestões que consideramos fundamentais para o Executivo municipal. É a nossa contribuição para aprofundar o debate que irá definir o futuro.
Até a semana que vem!
Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Frase da semana: “O direito ao voto é o alicerce de todas as liberdades” – Lyndon B. Johnson (1908-1973), político norte-americano.