O Fórum de Desenvolvimento do Lide Paraná – Grupo de Líderes Empresariais – movimentou a ACIL na manhã desta quarta-feira (23). Com o tema “Competitividade e Cidades Inteligentes”, o evento integra o Circuito de Desenvolvimento em Cidades Inteligentes e reuniu autoridades políticas, empresários e representantes de diversas instituições paranaenses.
O objetivo da iniciativa é promover encontros estratégicos nas principais regiões do Paraná, conectando o poder público e o setor privado na busca por soluções que tornem as cidades mais inteligentes.

Vera Antunes, presidente da ACIL e integrante do Comitê de Gestão do Lide Paraná, apresentou o tema “Governança colaborativa como ferramenta estratégica para pensar uma cidade inteligente”. Durante as boas-vindas, a anfitriã parabenizou a atuação do Lide Paraná na promoção de ações voltadas à transformação das cidades e destacou o protagonismo de Londrina.
“A cidade de Londrina tem uma governança que trata exclusivamente de cidades inteligentes, e é um privilégio para nós poder contribuir com o poder público. Estamos juntos com outras doze verticais de governança em Londrina. É muita representatividade”, destacou.
A presidente também comentou sobre a necessidade de transformar os diferentes setores do município para beneficiar toda a população. “Quando se pensa em cidades inteligentes, é preciso incluir o cidadão. Nós queremos uma Londrina próspera, sustentável, que impacte 100% da população. Isso envolve todos os setores: saúde, educação, mobilidade”, ressaltou.
União de forças
Entre as autoridades públicas presentes estava Alex Canziani, secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, que destacou a relevância do evento e a união entre entidades representativas na promoção de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida nas cidades. “Um evento como esse, com especialistas e pessoas que podem trazer sua experiência para pensarmos em como avançar, sem dúvida, é um marco importante para todos nós”, pontuou.

A presidente do Lide Paraná, Heloísa Garrett, abordou o tema “Paraná no contexto econômico global e a força do associativismo”, e iniciou sua fala destacando o compromisso de Londrina com a pauta da inovação: “Vocês realmente têm uma ânsia de inovação e uma sede por resultados. Londrina já não é referência apenas para o nosso estado, mas uma referência global”, afirmou.
Heloísa também explicou o propósito do Circuito de Desenvolvimento em Cidades Inteligentes: conectar os setores público e privado para a articulação de projetos transformadores. “Nosso objetivo é promover uma pauta propositiva, integrando os estados e fomentando negócios entre eles. A ideia é aproximar o setor produtivo e fazer com que os negócios efetivamente aconteçam.”
Protagonismo

O prefeito Tiago Amaral discursou sobre o protagonismo de Londrina no desenvolvimento do estado: “Londrina tem um potencial único em nível de Brasil. É o modelo de crescimento mais impressionante que uma cidade já teve no nosso país. Em 90 anos, nossa cidade se transformou no grande motor econômico do Paraná.”
O gestor municipal também reforçou a importância de manter o cidadão no centro da construção de cidades inteligentes: “Se você não coloca o cidadão no centro do processo, minimiza a importância da sociedade e do desenvolvimento social e econômico. Não existe outro motivo para a fundação de uma cidade senão o de pensar nas pessoas”, enfatizou.
Durante o evento, também foram debatidos os temas “Transformando a gestão municipal: geotecnologias como vetor de integração e inovação”, apresentado por Everton Nubiato, gerente de Desenvolvimento de Sistema e Consultor Técnico da Engefoto; e “Codel: construção do futuro com inteligência, estratégia e união”, abordado por Paulo Henrique Ferreira, presidente da Codel.