cidades inteligentes

Fórum de Desenvolvimento do Lide Paraná reúne lideranças na ACIL para debate sobre cidades inteligentes

Encontro faz parte do Circuito de Desenvolvimento em Cidades Inteligentes, que visa conectar os setores público e privado para articular projetos transformadores.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Fórum de Desenvolvimento do Lide Paraná reúne lideranças na ACIL para debate sobre cidades inteligentes no Linkedin Compartilhar Fórum de Desenvolvimento do Lide Paraná reúne lideranças na ACIL para debate sobre cidades inteligentes no Twitter Compartilhar Fórum de Desenvolvimento do Lide Paraná reúne lideranças na ACIL para debate sobre cidades inteligentes no Facebook

O Fórum de Desenvolvimento do Lide Paraná – Grupo de Líderes Empresariais – movimentou a ACIL na manhã desta quarta-feira (23). Com o tema “Competitividade e Cidades Inteligentes”, o evento integra o Circuito de Desenvolvimento em Cidades Inteligentes e reuniu autoridades políticas, empresários e representantes de diversas instituições paranaenses.

O objetivo da iniciativa é promover encontros estratégicos nas principais regiões do Paraná, conectando o poder público e o setor privado na busca por soluções que tornem as cidades mais inteligentes.

Foto: Matheus Gonzela/ACIL

Vera Antunes, presidente da ACIL e integrante do Comitê de Gestão do Lide Paraná, apresentou o tema “Governança colaborativa como ferramenta estratégica para pensar uma cidade inteligente”. Durante as boas-vindas, a anfitriã parabenizou a atuação do Lide Paraná na promoção de ações voltadas à transformação das cidades e destacou o protagonismo de Londrina.

“A cidade de Londrina tem uma governança que trata exclusivamente de cidades inteligentes, e é um privilégio para nós poder contribuir com o poder público. Estamos juntos com outras doze verticais de governança em Londrina. É muita representatividade”, destacou.

A presidente também comentou sobre a necessidade de transformar os diferentes setores do município para beneficiar toda a população. “Quando se pensa em cidades inteligentes, é preciso incluir o cidadão. Nós queremos uma Londrina próspera, sustentável, que impacte 100% da população. Isso envolve todos os setores: saúde, educação, mobilidade”, ressaltou.

União de forças

Entre as autoridades públicas presentes estava Alex Canziani, secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, que destacou a relevância do evento e a união entre entidades representativas na promoção de ações voltadas à melhoria da qualidade de vida nas cidades. “Um evento como esse, com especialistas e pessoas que podem trazer sua experiência para pensarmos em como avançar, sem dúvida, é um marco importante para todos nós”, pontuou.

Foto: Matheus Gonzela/ACIL

A presidente do Lide Paraná, Heloísa Garrett, abordou o tema “Paraná no contexto econômico global e a força do associativismo”, e iniciou sua fala destacando o compromisso de Londrina com a pauta da inovação: “Vocês realmente têm uma ânsia de inovação e uma sede por resultados. Londrina já não é referência apenas para o nosso estado, mas uma referência global”, afirmou.

Heloísa também explicou o propósito do Circuito de Desenvolvimento em Cidades Inteligentes: conectar os setores público e privado para a articulação de projetos transformadores. “Nosso objetivo é promover uma pauta propositiva, integrando os estados e fomentando negócios entre eles. A ideia é aproximar o setor produtivo e fazer com que os negócios efetivamente aconteçam.”

Protagonismo

Foto: Matheus Gonzela/ACIL

O prefeito Tiago Amaral discursou sobre o protagonismo de Londrina no desenvolvimento do estado: “Londrina tem um potencial único em nível de Brasil. É o modelo de crescimento mais impressionante que uma cidade já teve no nosso país. Em 90 anos, nossa cidade se transformou no grande motor econômico do Paraná.”

O gestor municipal também reforçou a importância de manter o cidadão no centro da construção de cidades inteligentes: “Se você não coloca o cidadão no centro do processo, minimiza a importância da sociedade e do desenvolvimento social e econômico. Não existe outro motivo para a fundação de uma cidade senão o de pensar nas pessoas”, enfatizou.

Durante o evento, também foram debatidos os temas “Transformando a gestão municipal: geotecnologias como vetor de integração e inovação”, apresentado por Everton Nubiato, gerente de Desenvolvimento de Sistema e Consultor Técnico da Engefoto; e “Codel: construção do futuro com inteligência, estratégia e união”, abordado por Paulo Henrique Ferreira, presidente da Codel.

Leia também