Fonte: Portal Exame
Você teve uma ideia que lhe pareceu brilhante, mas que foi descartada logo após ser apresentada para o seu sócio. Para Henrique Machado Barros, professor de estratégia empresarial e inovação do Insper, o questionamento de uma ideia inovadora pode torná-la mais robusta e viável, só que é preciso que o empreendedor ou funcionário não se deixe guiar apenas pela emoção e seja auto crítico.
“É muito melhor continuar do jeito que as coisas estão do que mudar nossa forma de trabalhar. Ao lidar com coisas que a gente não está acostumado a fazer, criamos uma barreira de maneira instintiva”, explica.
Com a ajuda de Grieco, Barros e Andrea Piscitelli, consultora e especialista em gestão de pessoas, Exame.com listou alguns jargões que podem, sim, matar ideias inovadoras.
1. Isso já foi tentado antes.
Barros explica que essas frases normalmente são ditas por pessoas que estão no mercado há mais tempo e que têm experiência no ramo. “Pode ser também que a ideia foi pensada antes, mas não foi testada propriamente, pois se a ideia foi testada é possível questionar o que deu errado”, afirma Grieco.
2. Será que vai funcionar?
Os especialistas afirmam que o empreeendedor não se deve deixar abater com dúvidas sobre o funcionamento da ideia. “Poucas empresas tem áreas de inovação de curto prazo. Quem quer de fato inovar tem que apostar um pouco mais além”, afirma.
É preciso que o empreendedor não desanime e tenha uma visão macro de sua ideia, como apontar os benefícios do projeto no futuro.“Isso pode levar à diversificação do portfólio de serviços da empresa”, explica Grieco.
4. Essa ideia custará caro.
“Apresentar os custos de não implementar a ideia e reforçar em quais pontos a empresa ganhará”, explica.
5. Isso nunca foi feito antes.
<span class="scayt-misspell" data-scayt_word="" na"="" data-scaytid="802">“Na</span> verdade o questionamento deveria ser: 'por que não?'”, afirma Grieco. Ele explica que a maioria dos projetos inovadores envolvem várias áreas, o que explica a dificuldade de testar na prática.</p><p></p>