O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta quinta-feira (4) a duplicação da Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445) entre Mauá da Serra e o acesso a Lerroville, distrito de Londrina. Foram investidos R$ 249,3 milhões pelo Governo do Estado para obras no trecho de 27 quilômetros. Ratinho Junior também assinou a ordem de serviço para continuação da duplicação, entre Lerroville e o distrito de Irerê, completando o trecho de 66 km da principal ligação da região com Curitiba.
“Um dia de muita festa para a região Norte do Paraná, em especial para quem utiliza a PR-445, que liga Londrina a Tamarana, seguindo até a Rodovia do Café. É uma obra que há décadas era muito esperada, pois já se sabia da importância da duplicação”, afirmou Ratinho Junior. “O compromisso era de que, quando inaugurássemos o primeiro, já iniciaríamos o segundo lote. E hoje estamos aqui: entregando o primeiro trecho pronto, já sendo utilizado e, ao mesmo tempo, iniciando com toda a equipe de trabalhadores a execução da segunda parte, que é a última etapa. Assim, teremos Londrina totalmente integrada a um corredor duplicado que chegará até Paranaguá”, acrescentou.
A duplicação da PR-445 é uma demanda histórica da região de Londrina, segunda maior cidade do Estado, que sofria com uma pista simples para escoar sua produção pela BR-376, rodovia que liga a região Norte com o Centro do Estado, a Capital e o Porto de Paranaguá, no Litoral. A duplicação representa um avanço estratégico para a integração regional e a segurança no transporte de passageiros e cargas.
“A população terá uma rodovia mais segura, que dará suporte à logística, à produção agrícola e industrial da região Norte, que cresce muito. Onde há estrada duplicada, o número de acidentes cai, em especial os fatais. E quando uma empresa pensa em se instalar em uma região ela observa a infraestrutura, se tem rodovias, ferrovias, portos. É nisso que estamos investindo no Paraná”, finalizou o governador.
A nova configuração da via, que passou por melhorias geométricas e implantação de dispositivos em desnível, proporcionará maior fluidez ao tráfego, redução de conflitos entre veículos de longa e curta distância e redução no número de acidentes, fortalecendo a infraestrutura viária local.
O trecho inaugurado nesta quinta-feira foi executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), autarquia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (SEIL). Ele facilita o acesso a Londrina por Mauá da Serra, beneficiando também o município de Tamarana. O primeiro lote, entre Londrina e Irerê, foi entregue em 2021, com 15,8 km duplicados.
TRECHO ENTREGUE – A segunda etapa da duplicação da PR-445 compreende 27 dos 66 km da rodovia entre Mauá da Serra e Londrina. A nova configuração do trecho contempla uma pista com 7,20 metros de largura, sendo duas faixas de rolamento de 3,60m cada, acostamento externo de 2,50m e faixas de segurança interna variando entre 0,60m e 1m. O pavimento escolhido foi o flexível, assegurando maior durabilidade e conforto aos usuários.
Foi implantado um viaduto no acesso a Tamarana, no km 25,50, construídos marginais, acessos e correções de traçado para aprimoramento da geometria e da segurança viária. Também foram implantados 11 retornos em nível, além da construção das pontes sobre os rios Apucaraninha e Santa Cruz.
A pista existente passou por remendos profundos nos pontos danificados da base e sub-base da pista, remendos superficiais para tratar de danos somente na camada asfáltica, fresagem, reperfilagem com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e nova sinalização horizontal.
Além disso, está em andamento a implantação de um viaduto no acesso a Lerroville, dentro do mesmo contrato de duplicação, com conclusão prevista para dezembro de 2025. Essa obra visa ampliar as condições de segurança e a fluidez no tráfego local e regional, uma vez que a realidade do trecho mudou desde o início dos serviços de duplicação.
“Estamos entregando o trecho de Tamarana e, agora, incluindo a obra de Lerroville, que contempla o viaduto pedido pela comunidade, que não estava no projeto original, mas foi incluído para atender a população. Também estamos iniciando o terceiro lote, um trecho de 24 quilômetros até Irerê, com oito obras de arte. Estamos falando de pontes que precisarão ser alteradas e um projeto complexo de R$ 470 milhões, a maior obra em execução em Londrina”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Obras como essa mudam a realidade não só de um município, mas de toda a região, afirmou o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva. “É inacreditável que a capital do Norte do Paraná não estivesse conectada com a Capital do Estado com uma rodovia duplicada. Essa é uma obra viária extremamente importante, pois muitas vidas foram perdidas aqui pela falta de infraestrutura. Agora esse problema está sendo resolvido, não só para Londrina e região, mas para todo o Paraná”, opinou.
OBRAS CONTINUAM – Ratinho Junior também assinou a ordem de serviço para o início da duplicação do terceiro e último lote da PR-445, entre Lerroville e Irerê, ambos distritos de Londrina. A obra será executada pela Caminhos do Paraná, antiga concessionária responsável pelo trecho, após acordo judicial firmado com o Estado do Paraná.
A duplicação compreende 23,81 quilômetros, conhecido como lote 2, dando segmento ao trecho entregue pelo Estado nesta quinta-feira e encontrando o já duplicado em Irerê. A obra conta com projeto executivo de engenharia realizado pelo DER/PR, o qual foi atualizado pela concessionária para a execução da obra.
O investimento será de R$ 470 milhões e compreende, além da duplicação, oito novas pontes; duas interseções em nível, nos acessos a Guaravera e Taquaruna; seis retornos em nível; duas correções de traçado e três correções de curvas; seis pontos de ônibus; oito acessos em nível; e restauração da pista existente.
Por intermédio do DER/PR e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), o acordo foi homologado na Justiça Federal em outubro de 2024, liquidando as pendências da antiga concessionária com o Governo do Estado.
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, celebrou a entrega do segundo lote e o início das obras para completar a duplicação da PR-445. “Fica claro a priorização que o governador deu à nossa região, fruto da união entre sociedade civil organizada e classe política para definir as obras prioritárias. Não havia outra obra em Londrina com a relevância da PR-445. Por isso, ela foi colocada como prioridade”, lembrou.
“Fizemos o projeto e dividimos em três etapas. O governador Ratinho Junior assumiu a responsabilidade que ninguém queria, colocou recursos e agora recebemos oficialmente a entrega da primeira etapa e a autorização para a duplicação do trecho que faltava, justamente um dos mais perigosos, onde infelizmente morrem muitas pessoas”, complementou o prefeito.
CONCESSÃO – A PR-445 está incluída no Lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná e continuará com obras para melhoria de sua trafegabilidade. A duplicação, a ser realizada pela concessionária CCR PRVias, vai do km 86+880 em Cambé, após a pista já duplicada, e segue até o km 95+800, em Warta, distrito de Londrina. No início do trecho a rotatória existente será substituída por um viaduto do tipo Diamante, em que há uma saída e um retorno para a rodovia em ambos os sentidos de tráfego, pela pista da direita. Também será implantado um viaduto do tipo Parclo, que é utilizado como um retorno em desnível, no km 91+220.
Estão previstas ainda obras no perímetro urbano de Londrina. Serão implantadas faixas adicionais de tráfego desde o km 74 até o km 82, já em Cambé, construídas novas passarelas para pedestres no km 74+970, em frente ao Igapó Comercial e no km 77+470, na altura da Avenida Vinicius de Moraes, ambas próximas à Universidade Estadual de Londrina (UEL). Também será construído um novo viaduto do tipo Passagem Superior no km 78+215, na altura da Rua Marechal Hermes da Fonseca, e implantada uma ciclovia do km 68+150 ao km 73+270.
O trecho duplicado da PR-445 em Cambé, após o entroncamento com a BR-369, também vai ganhar faixas adicionais de tráfego do km 82+230 ao km 84+796, em ambos os sentidos da via, além de uma ciclovia do km 83+780 ao km 84+810, e dois novos viadutos no km 84, no entroncamento com a Avenida Antônio Ramineli.
MAIS INVESTIMENTOS – O governador também assinou a autorização para licitação das obras de duplicação de duas vias urbanas de Londrina: a Avenida Saul Elkind, entre a Rua Luiz Leoni e a PR-445, e a Rua Joni Belai Aguiar, entre a Avenida Saul Elkind e a Rua Primo Campana. O investimento total é de R$ 28,4 milhões, sendo R$ 27 milhões a fundo perdido pelo Estado (sem necessidade de devolução) e R$ 1,4 milhão de contrapartida da prefeitura.
Foto: Arnaldo Neto/AEN