Boa tarde, pessoal! Tudo certo?
Nesses dias em que Londrina está completando 90 anos, muita história sobre a cidade vem sendo trazida à tona. Aqui mesmo, na ACIL, produzimos o documentário Londrina 90 Anos – Um futuro a ser escrito, realizado pela nossa equipe de Marketing e Comunicação.
No vídeo, o jornalista e pesquisador Widson Schwartz explica que a nossa Associação exercia um papel fiscalizador sobre o poder público durante o Estado Novo de Vargas, quando os prefeitos eram nomeados em vez de serem eleitos. A ACIL cobrava a construção de estradas, escolas, hospitais. E o interventor Manoel Ribas, indicado para administrar o Paraná, não gostou. Acabou, na surdina, tentando fechar a ACIL, cuja representatividade se mostrou tão forte que a pressão contrária fez o interventor mudar de ideia.
São histórias como essa que fazem da ACIL o que somos hoje. Precisam ser lembradas, pois é assim que se constrói o futuro. Há muitos fatos bacanas no filme, que também traz ideias para chegarmos aos 100 anos em outro patamar de desenvolvimento.
É um presente da ACIL para Londrina. Afinal, a cidade e a Associação caminham juntas, quase com a mesma idade, rumo ao centenário. Ao lado da Casinha do Papai Noel e da nossa programação cultural, o filme também é um presente de Natal, para celebrar a vida e mostrar que o bem precisa estar sempre presente.
A todos os associados, colaboradores e familiares, os nossos sinceros votos de feliz Natal. Que a renovação se espalhe pelo ano de 2025, trazendo muita paz e muita luz a todos nós.
Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Frase da semana: “O futuro tem muitos nomes. Para os fracos, é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes, é a oportunidade” – Victor Hugo (1802-1885), escritor francês.