Olá, pessoal! Tudo certo?
Vocês estão sabendo que nesta sexta (10) teremos a Feira na Praça especial para o Dia das Mães? Começa às 17hs na Praça Gabriel Martins, e terá gastronomia, artesanato, espaço kids e um show do cantor e compositor Tonho Costa. Amanhã (11), a festa começa às 10hs e prossegue até às 16hs, no mesmo ritmo, com apresentação do Som de Dois (violão e sanfona).
Um detalhe nos chamou a atenção em uma dessas edições da Feira na Praça. Havia crianças que não conheciam o Calçadão, e tiveram a oportunidade de se divertir, desenvolvendo uma memória afetiva com o Centro da cidade. Este é um dos principais objetivos da nossa Feira: despertar o carinho pelo lugar e, com ele, a vontade de frequentar e cuidar.
Esse despertar da cidadania e da paixão pelo espaço público pode e deve ser multiplicado para outras regiões da cidade. Quando o espaço público está abandonado, temos a impressão de que não pertence a ninguém. Aí começa a degradação. Quando tomamos consciência de que o espaço público é de todos, passamos a usufruir e a zelar. É esta a semente que a Feira na Praça vem plantando com alegria e diversão.
Mas não esquecemos do Dia das Mães, uma data importantíssima para o comércio. Os lojistas podem aproveitar o público que estará no Calçadão para ficarem abertos até mais tarde e tentar vender mais, uma vez que a legislação municipal permite o funcionamento do comércio de rua até às 22hs.
As mães são agraciadas com o dom divino de conceber a vida. Por isso, também são donas do tempo, com o qual se dedicam de corpo e alma aos filhos. Todas elas merecem o nosso carinho e o nosso reconhecimento. Feliz Dia das Mães.
Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Frase da semana: “A ocupação criativa dos espaços públicos é essencial para a construção de cidades mais inclusivas e vibrantes.” – Jan Gehl, arquiteto e urbanista dinamarquês.