Os indicadores do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL), referentes ao mês de outubro, revelam um aumento de 13% no número de consumidores que não conseguiram pagar suas contas em dia e foram inscritos no cadastro da inadimplência, na comparação com o mesmo mês de 2023. No acumulado dos últimos 10 meses, o aumento é de 13,7% entre os consumidores negativados na cidade de Londrina, em relação ao mesmo período do ano passado.
Positivados
A quantidade de consumidores que negociaram ou pagaram as dívidas atrasadas foi ainda maior: 34% acima dos índices registrados em outubro de 2023. No acumulado do ano, o resultado é positivo em 20,7%, mostrando que um grande número de consumidores conseguiu regularizar as dívidas, saindo da restrição ao crédito.
Análise
“Caso a geração de postos de trabalho continue a evolução positiva que vem apresentando ao longo de todo o ano, espera-se que a base de consumidores em condições de tomar crédito continue em um ciclo de expansão”, destaca Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL.
Indicadores
Os dados do SPC/ACIL apresentam dois índices: o dos consumidores _entrantes_ (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta em dia e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os _saintes_, que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram ou pagaram suas dívidas atrasadas e ‘limparam o nome’, recuperando o crédito.