Assessoria ACIL
Os dados do Serviço de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (SPC/ACIL), referentes ao mês de novembro, indicam que o índice de consumidores que não conseguiram pagar suas dívidas em dia e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplência apresentou uma queda de 27% em relação a novembro de 2023. Somando os 11 meses de 2024, no entanto, houve um crescimento de 13,7% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Positivados
Entre os consumidores que conseguiram negociar ou pagar as dívidas atrasadas, saindo da inadimplência, os índices do SPC/ACIL apontam uma elevação de 1,3%, na comparação com novembro do ano passado. No acumulado do ano, houve um aumento de 20,7% entre os consumidores que saíram do cadastro de negativados, em relação ao mesmo período de 2023.
“Como o percentual de consumidores que conseguiram deixar o cadastro de restrição ao crédito está bastante superior ao de 2023, mesmo com o aumento ao longo do ano no percentual de inadimplentes, a base de pessoas com capacidade de tomar crédito ficou mais ampla”, explica Marcos Rambalducci, consultor de economia da ACIL. “Com a manutenção de números positivos na quantidade de pessoas empregadas e a entrada do 13º salário, a expectativa é que esses números melhorem ainda mais para dezembro”, complementa.
Indicadores
Os dados do SPC/ACIL apresentam dois índices: o dos consumidores _entrantes_ (incluídos na restrição ao crédito), que deixaram de pagar alguma conta em dia e tiveram o nome inserido no cadastro de inadimplentes; e os _saintes_, que estavam com o nome no cadastro de negativados, mas negociaram ou pagaram suas dívidas atrasadas e ‘limparam o nome’, recuperando o crédito.