Indústria brasileira de cosméticos investe no mundo árabe

Os países árabes estão nos projetos deste ano da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A primeira ação será realizada em março, quando o analista […]

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Indústria brasileira de cosméticos investe no mundo árabe no Linkedin Compartilhar Indústria brasileira de cosméticos investe no mundo árabe no Twitter Compartilhar Indústria brasileira de cosméticos investe no mundo árabe no Facebook

Os países árabes estão nos projetos deste ano da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A primeira ação será realizada em março, quando o analista de promoção comercial da entidade, Guilherme Amorim, fará uma missão de prospecção ao Egito e o Marrocos. As exportações brasileiras do setor para esses países cresceram 30% e 28%, respectivamente, no ano passado em relação a 2009.

A missão de Amorim nesses países vai ser a de verificar quem são os players do mercado, quais são os canais de distribuição, como funcionam, quem demanda e o que compram. Segundo o analista, é preciso fazer um estudo antes para ver se os países vão ou não entrar no projeto de exportação da Abihpec.
 
No caso da Arábia Saudita, que já é um mercado-alvo, a entidade está programando um road show em Riad, capital. A ideia é levar até cinco empresas para o país, onde serão agendadas reuniões individuais com distribuidores locais. “Durante uma semana vamos até o distribuidor para falar com ele, sem precisar fazer com que ele se desloque para um hotel”, disse Amorim.
 
O levantamento dos distribuidores é feito por uma empresa de consultoria local, que ajuda a identificar os potenciais compradores dos produtos brasileiros. O road show será realizado uma semana antes da Beauty World Middle East, feira de cosméticos que vai ocorrer de 24 a 26 de maio em Dubai. Essa vai ser a oitava participação da Abihpec na mostra. Este ano, o pavilhão brasileiro terá 150 metros quadrados e 50% do espaço já está reservado.
 
“É um mercado muito interessante. Em 2004 e 2005 houve um boom muito grande, quando o mercado estava aquecido. Agora deu uma diminuída, mas com o Centro de Negócios da Apex em Dubai, as empresas têm interesse em continuar investindo no mercado árabe”, disse Amorim, referindo-se à estrutura mantida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) nos Emirados Árabes Unidos.
 
No ano passado, a Abihpec participou pela primeira vez da Beauty Vision, feira de cosméticos realizada em Abu Dhabi, capital dos Emirados. Segundo ele, a feira é nova e bem menor do que a Beauty World Middle East. Como o evento acontece no final do segundo semestre, a entidade ainda vai avaliar se participará novamente.
 
As exportações brasileiras do setor para os países árabes cresceram 95% de 2009 para o ano passado, mais do que o total das vendas externas brasileiras do setor, que tiveram um aumento de 22% na mesma comparação. As exportações para os países árabes somaram US$ 8,2 milhões no ano passado, enquanto as vendas totais ficaram em US$ 530 milhões.
 
Para a região, os produtos mais vendidos são os para os cabelos, como xampus, cremes, tintas e hidratantes variados. Outro segmento é o de higiene bucal, como escovas e pasta de dente.
 
As empresas interessadas em participar do road show ou da Beauty World Middle East devem entrar em contato com a Abihpec.
 
Contato
Guilherme Amorim
Tel. +55 11 3372-9871
Email: guilherme@abihpec.org.br
 
Fonte: ANBA

Leia também