Fonte: Assessoria de Imprensa ACIL
O Jornal da ACIL, órgão mensal de informação da Associação Comercial e Industrial de Londrina, inaugura novo visual na edição de novembro, já em circulação. A parte gráfica do jornal foi totalmetne reformulada, desde a tipologia (que são as letras usadas) até a disposição das colunas de texto.
O projeto gráfico foi desenvolvido pela Egg Design, que partiu do desafio proposto pela ACIL de criar uma identidade visual nova e ao mesmo tempo manter o perfil de produto editorial focado na credibilidade e as características de um jornal impresso, marcas da publicação.
O Jornal da ACIL foi criado com esse perfil em agosto de 2002, como sucessor de outras publicações da Associação, principalmente o Jornal do Comércio, lançado em dezembro de 1962 e que circulou com títulos diferentes na década de 1990.
Essa é a primeira reformulação do jornal feita por uma empresa especializada em design gráfico. “A Egg pesquisou o que vem funcionando em termos de projetos editoriais de jornais no mercado. A partir disso definiu todos os padrões que serão usados nas próximas diagramações, garantindo uma unidade gráfica que mantenha espaçamentos, tipologias, grafismos e respiros”, explica Patrícia Hemerly, diretora da Egg. O jornal ficou bem organizado e mais moderno, mantendo o mesmo volume de informações.
Ela reforça também a cor institucional da ACIL, o vermelho. “Esperamos que os leitores sintam a diferença ao abrirem o jornal e que se sintam motivados a ler todas as páginas”, acrescenta.
O presidente da ACIL, Nivaldo Benvenho, explica que a adoção de um novo modelo visual é uma forma de modernizar o jornal, que é uma das principais ferramentas de relacionamento da ACIL com os seus associados e a comunidade. “As mudanças foram feitas para modernizar o jornal e torna-lo mais atraente ao leitor. O conteúdo, a linha editorial e a independência do Jornal da ACIL não sofreram qualquer alteração”, ressalta Benvenho.
O gerente de comunicação da ACIL e editor responsável pelo jornal, Roberto Francisco, explica que a orientação principal foi de modernizar o visual e ao mesmo tempo preservar a linguagem de jornal impresso. “Quando o Jornal da ACIL foi criado, quase dez anos atrás, a proposta era de ser um jornal com credibilidade, baseado num jornalismo que aprofunda mais os assuntos e oferece à comunidade conteúdo responsável e de qualidade. Essa essência inclui também a apresentação visual, que agora se tornou mais moderna, mais fluída e mais atraente”, afirma Francisco.
O novo projeto gráfico do Jornal da ACIL é a primeira atividade das comemorações dos 75 anos da entidade, que serão completados no ano que vem.