industrialização

LIDE Paraná discute industrialização de Londrina em evento na ACIL

Evento contou com a participação de Edson José de Vasconcelos, presidente FIEP; Rafael Lamastra, presidente da Compagás; e Alex Canziani, presidente da Codel.

Equipe ACIL

Fonte: Assessoria da ACIL

Quais são os caminhos e os desafios para uma industrialização capaz de melhorar a qualidade de vida em Londrina? Este foi o tema central do Fórum realizado pelo LIDE Paraná nesta terça-feira (10), pela manhã, no Auditório David Dequêch, na ACIL. O evento contou com a participação de Edson José de Vasconcelos, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP); Rafael Lamastra, presidente da Compagás; e Alex Canziani, presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). A mediação ficou a cargo da jornalista e presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett.

Angelo Pamplona, presidente da ACIL, deu as boas-vindas aos participantes, e lembrou: “Londrina precisa de uma industrialização que seja coerente com suas vocações, ajudando, dessa forma, a fortalecer outros setores, como o comércio e serviços. Temos um Ecossistema de Inovação com pelo menos 12 governanças em diferentes áreas, que certamente ajudariam na atração ou criação de indústrias voltadas à tecnologia e inovação. Ampliar a participação da indústria na economia da cidade significa fortalecer o PIB local com geração de empregos e de produtos de alto valor agregado. A industrialização é fundamental e precisa estar conectada com a nossa realidade”, destacou.

MasterPlan

Para o prefeito Marcelo Belinati, o ambiente é propício para o desenvolvimento de Londrina: “Estamos vivendo um momento bom, mas a FIEP pode contribuir no sentido de construir uma situação que torne o interior do estado mais atrativo. Fizemos o MasterPlan, o Plano de Mobilidade Urbana e estamos fazendo um novo Plano Diretor paa que Londrina seja cada vez mais uma cidade que prestigia a atração de empresas e o empreendedorismo”, argumentou.

Surgido em 2003, o LIDE possui hoje 20 unidades nacionais com o objetivo de unir o empresariado: “O objetivo é conectar empresários para que façam negócios tanto com outros empresários locais quanto de outros estados. Nas pautas do LIDE a gente trabalha os caminhos de desenvolvimento do estado”, ressaltou Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná.

Gasoduto

Presidente da Compagás, Rafael Lamastra anunciou que a companhia vai voltar a operar um gasoduto em Londrina. E que, posteriormente, a intenção é construir uma rede entre Londrina e Maringá para distribuição de gás. “Temos uma pequena rede de 8 quilômetros em Londrina, que foi desativada em 2019. Para o empresário, importa muito o custo do gás e a segurança do fornecimento. Esse contrato antigo não dava segurança nem qualidade de preço, então não fazia sentido e nós decidimos fazer essa suspensão. Mas vamos agora retomar essa operação”, revelou, acrescentando que a Compagás renovou sua concessão por mais 30 anos,até 2054. “Estamos provendo mais 1 mil quilômetros de gasodutos. Hoje, temos 800 quilômetros. O primeiro trecho, de Londrina a Maringá, tem uma perspectiva de desenvolvimento para a nossa região. Em 2024 será retomada a operação da Compagás em Londrina”, garantiu Lamastra.

Recém-eleito para a presidência da FIEP, Edson José de Vasconcelos salientou que é importante sensibilizar a população para a industrialização: “Existem alguns pontos que são essenciais para a industrialização, e um deles é não concorrer com outros setores. A importância da indústria pode ser medida pelo fato de que 70% das exportações são da indústria. É muito difícil exportar varejo ou serviços. A indústria paga os melhores salários porque precisa de uma mão de obra mais tecnológica, e tem um poder de transformação. O Paraná é a quarta economia do Brasil. Rio de Janeiro e Minas Gerais podem ser alcançados pelo Paraná. Nós éramos exportadores de commodities. Hoje exportamos proteína porque a industrialização chegou ao agro”, exaltou Vasconcelos.

Legislação

“Nossa grande visão de futuro é o MasterPlan, que fala em aumentar a participação da indústria no PIB de Londrina”, afirmou Alex Canziani, lembrando que a administração vem trabalhando para atualizar as leis para incentivar a vinda de empresas. Pelo menos três leis municipais estão passando por revisões: a Lei de Industrialização, o ISS Tecnológico e a Lei da Inovação. Entre as novidades capazes de gerar otimismo, está a criação do curso de Ciências de Dados e Inteligência Artificial, que passou a ser ofertado pela Universidade Estadual de Londrina. A intenção é realizar, em 2024, um evento reunindo representantes das cidades-irmãs de Londrina para prospectar negócios.