LiDERE + Negócios

Lidere + Negócios encerra 8ª edição com 2.245 inscritos, 32 palestrantes e 24hs de evento

Próxima edição do encontro empresarial esta marcada para os dias 15 e 16 de outubro de 2025.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Lidere + Negócios encerra 8ª edição com 2.245 inscritos, 32 palestrantes e 24hs de evento no Linkedin Compartilhar Lidere + Negócios encerra 8ª edição com 2.245 inscritos, 32 palestrantes e 24hs de evento no Twitter Compartilhar Lidere + Negócios encerra 8ª edição com 2.245 inscritos, 32 palestrantes e 24hs de evento no Facebook

O clima foi de confraternização ao final do Lidere + Negócios, na noite desta quinta-feira (17), após a palestra motivadora do campeão olímpico Giba. Em dois dias de evento, que somaram 24 horas de atividades, o encontro empresarial realizado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e correalizado pelo Sebrae-PR contou com 2.245 inscritos, superando todas as edições anteriores.

“Tivemos uma movimentação constante no salão de negócios durante os dois dias, com muita gente em busca de oportunidades e soluções. Ao mesmo tempo, o conteúdo do congresso trouxe motivação e tirou o pessoal da zona de conforto, pois o público participou até de dinâmicas práticas de pitch e networking. Graças à parceria com o Sebrae, o dever foi cumprido. O Lidere + Negócios foi um sucesso. Já estamos preparando novidades para 2025”, revelou Angelo Pamplona, presidente da ACIL.

“Para o Sebrae, ser correalizador do Lidere junto com a ACIL é uma forma de estreitar o relacionamento com as empresas, empresários, empreendedores e o ecossistema de negócios do Norte do Paraná. Por meio do Lidere, nós levamos algumas soluções do Sebrae que foram apresentadas nos dois dias de evento. O Lidere alcançou todas as expectativas de geração de negócios, de público e de conteúdo”, afirmou Rubens Negrão, gerente da Regional Norte do Sebrae-PR, responsável pela arena de conteúdo por onde passaram 32 painelistas de renome nacional e internacional. 

Dinamismo

O salão de negócios manteve o dinamismo na quinta-feira (17), segundo dia do Lidere + Negócios, mas o conteúdo das palestras também chamou a atenção na oitava edição do encontro empresarial. Os estandes começaram a se movimentar logo pela manhã, com a circulação de visitantes e congressistas.

“Mentalidade vendedora”, com Gustavo Malavota (Grupo Mola), foi a primeira palestra do dia. Com bom humor e desprendimento, Malavota lembrou-se da própria trajetória para passar dicas e soluções para situações aparentemente incontornáveis. Histórias curiosas do tempo em que trabalhava em telemarketing cativaram a atenção do público. “Precisamos treinar as pessoas e parar de apagar incêndios”, foi uma das dicas. “Todo vendedor tem que se qualificar, preparar, aproximar, investigar, identificar, demonstrar, complementar, argumentar, concretizar e fidelizar”, destacou, explicando cada fase da estratégia. Mas alertou: “Não basta só aplicar o método, tem que ter resultados”.

Logo em seguida, o evento contou com duas palestras simultâneas: “Case Vapza”, com Enrico Milani (Vapza), e “Potencializando seus negócios: decisões financeiras inteligentes”, com Betina Roxo (Redoma Capital). “Logística como ferramenta estratégica”, com Glaucia Megna (Fedex), e “A arte de se conectar: networking e pitch para expandir o seu negócio”, com Felipe Costa, vieram na sequência. Costa incentivou o público a interagir em uma dinâmica prática, incluindo orientações sobre postura e gesticulação. “Se você demorar mais de 40 segundos para explicar o que você faz, a pessoa vai deixar de prestar atenção”, aconselhou, lembrando que a simplicidade é um dos segredos para apresentar ideias, produtos ou serviços. 

Google

“Tomada de decisão baseada em dados”, com João Piccolo (Google), abordou a importância da análise de informações e do uso da inteligência artificial, incluindo alguns dos princípios de inovação do próprio Google, como o gerenciamento do perfil da empresa dentro da ferramenta de busca. Quanto à inteligência artificial, o conselho é inteirar-se das novidades: “A gente está no começo de uma nova era muito promissora, estamos tocando a ponta do iceberg, de algo muito grande. A inteligência artificial consome dados e o Google está muito bem posicionado no processamento de dados”, lembrou.  

À tarde, o empresário Marcus Buaiz definiu a importância da autoestima na palestra “Liderança empreendedora: construindo projetos com propósito”: “Você tem que começar dentro de casa, cuidando de você, para depois impactar seu time e sua empresa. Quando eu comecei, a dedicação aos negócios fazia com que eu deixasse muitas vezes de gostar de mim. Tive um burnout e não sabia direito o que estava acontecendo. E tive que aprender a gostar de mim. É uma habilidade cuidar da gente para cuidar da família e dos negócios”. 

Na sequência, Roger Corassa (Volkswagen) abordou o tema “Inovação: o novo sempre vem”. Maurício Chiesa, Matheus Barros e Roberta Moreira comandaram o “Painel ESG”, em seguida, simultaneamente à palestra “Internacionalização – do MEI ao Multi”, com Karine Martins Melaré (IN TIME).

Líderes 

Com Glaucimar Peticov (Instituto Brasil Digital), Sabrina Hoffmann (Docol), Simone Corrêa (Portobello) e Vera Antunes (ACIL/Centrallimp), o painel “Desafios da liderança feminina” trouxe à tona temas sensíveis como o preconceito e a autoafirmação. “Meu primeiro cargo de gerência foi em um mundo dominado por homens. Eu enfrentei muitos desafios diferentes ao longo dessa trajetória. Mas descobri que não precisava me adaptar ao mundo masculino para ser líder. Eu consegui puxar o lado feminino neste mundo profissional e encontrar um equilíbrio”, revelou Simone Corrêa. 

O cenário não foi muito diferente para as outras empreendedoras. “Comecei a trabalhar muito cedo, em um ambiente muito masculino, e não se falava em diversidade ou inclusão. A gente está falando de um processo de autoconfiança. Temos que criar métodos e formas de sermos ouvidas. O poder das palavras é vigoroso. A força dos verbos é muito importante”, acrescentou Glaucimar Peticov.

Desafios também não faltaram na trajetória de Gilberto Amauri Godoy Filho, o Giba, campeão olímpico pela Seleção Brasileira de Vôlei em 2004, entre várias outras conquistas. Bem recebido pelo público, Giba tirou fotos, deu autógrafos e conversou com muita gente antes e depois da palestra que encerrou o Lidere + Negócios com o tema “Gestão ganha jogo”. Foi um desfecho para cima, cercado de otimismo: “Não deixe ninguém estragar seus sonhos. Só vocês têm esse direito. Corram atrás dos seus sonhos e não deixem ninguém atrapalhar sua conquista”, celebrou.

Nova data

O último dia do Lidere + Negócios prolongou-se em um happy hour com bastante networking. Em um dos intervalos entre as palestras, a produção anunciou a data da nona edição do Lidere: 15 e 16 de outubro de 2025.

Foto: Giovanna Garcia/ACIL

Leia também