Lidere traz reflexões sobre educação, liderança e ESG

Reynaldo Gama, Jimmy Cygler e um painel sobre ESG e boas práticas ambientais enriqueceram a programação

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Lidere traz reflexões sobre educação, liderança e ESG no Linkedin Compartilhar Lidere traz reflexões sobre educação, liderança e ESG no Twitter Compartilhar Lidere traz reflexões sobre educação, liderança e ESG no Facebook

Fonte: Assessoria ACIL

Confira os principais temas abordados na programação do segundo dia de Lidere 2021, na quarta-feira (20). 

A educação do futuro  

A educação do futuro. E o futuro da educação foi o tema da palestra que Reynaldo Gama, CEO da HSM, realizou no segundo dia do Lidere. Com bom humor e exemplos práticos de como a educação é fundamental no meio corporativo, Reynaldo Gama começou citando uma frase bastante atual do escritor e consultor austríaco Peter Drucker: “Em tempos de mudança, o maior perigo é agir com a lógica antiga”.  

Pode-se dizer que a frase norteou toda a palestra, que se baseou realmente em cima da necessidade de se mudar o mindset corporativo e valorizar os colaboradores. “Logo no início da pandemia, muitos empresários e muitos executivos ficaram paralisados. A gente atende hoje mil empresas pelo Brasil e a gente vê que o pessoal ficou estático, não ia nem para frente, nem para trás. Muita gente optou por ver o que iria acontecer, e esse é um perigo enorme”, destacou Reynaldo Gama. 

Trajetória de Jimmy Cygler 

Jimmy Cygler tem uma história de vida completamente fora da curva. O americano de origem judaica já lutou em quatro guerras e veio para o Brasil com dinheiro suficiente para sobreviver por apenas 30 dias. Como fez para "esticar" esse dinheiro, ele contou ao público no segundo dia de Lidere 2021. Dos 57 anos que empreende, 32 deles foram à frente da Proxis, referência no relacionamento com clientes. Segundo ele, o sucesso do negócio se deve ao cuidado às pessoas envolvidas. "O que é uma empresa senão as pessoas que a tocam?" Questionou.  

“Precisamos aprender que somos eternos aprendizes. Precisamos ser mais como crianças, nos questionar mais sobre o porquê das coisas. Em vez de meros repetidores, porque não sermos livre pensantes? Eu não me comparo com ninguém. Eu me comparo ao meu potencial de realização”, destacou Cygler.  

ESG, boas práticas ambientais, sociais e de governança para atrair investimentos 

O Painel ESG é a meta para o hoje encerrou a programação da segunda noite do Lidere 2021. O tema é bastante popular no ambiente de negócios e a sigla ESG (environmental, social and governance ) faz referências às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio e hoje, também aparece como determinante para a atração de investimentos. Com mediação de Elisberto Torrecillas, diretor presidente do Sicoob Ouro Verde, os painelistas puderam apresentar o que cada empresa convidada vem realizando para cumprir as expectativas, não só do mercado, mas também dos consumidores. 

Vicente Loiácomo Neto, diretor de Governança, Risco e Compliance da Copel, destacou o Plano de Neutralidade de Carbono e a Certificação de Energia Renovável. Rozalia Del Gáudio, diretora de Comunicações e Sustentabilidade da Localiza, mostrou como a empresa famosa pela atuação no aluguel de veículos, tem se comprometido práticas relacionadas à mobilidade sustentável e Alberto Araújo, CFO na Belagrícola, destacou a atuação do agronegócio a partir de boas práticas e de como isso é devolvido para a sociedade. Para Elisberto Torrecillas, práticas corretas não afugentam os investidores. “ESG será o diferencial. Não é mais o produto e o preço e sim, quais as práticas que as empresas estão deixando para a comunidade, os exemplos a serem seguidos”, afirma. 

Leia também