ecossistema de inovação

Londrina recebe prêmio nacional de Inovação

Equipe ACIL

Fonte: N.Com

A cidade de Londrina se destacou na premiação da plataforma de inovação aberta ‘100 Open Startups’, durante evento na última quarta-feira (18), no Rio de Janeiro. Das 244 cidades avaliadas, Londrina arrebatou o décimo nono lugar se confirmando como uma das cidades com melhor ambiente para startups inovarem em conjunto com multinacionais.

O diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Roberto Moreira, que representou o prefeito Marcelo Belinati no evento de gala no Copacabana Palace, explicou que as grandes empresas estão cada vez mais abertas a fazer conexões com startups em busca de novas soluções. “As multinacionais compreenderam, ao longo do tempo, que chamar startups pra contribuir com a inovação para suas empresas, resulta na produção de melhores produtos, ajudam a desenvolver novas tecnologias e algumas destas empresas chegam até a se tornarem sócias dessas startups”, completou.

No Paraná, apenas mais duas cidades entraram no ranking além de Londrina: Curitiba em sétimo e Maringá em décimo sexto lugar. Esse destaque foi comemorado pelo prefeito Marcelo Belinati, que recebeu em mãos o troféu entregue por Moreira.

O prefeito destacou o crescimento que Londrina vem tendo na área de tecnologia. “Esse prêmio demonstra o quanto estamos no caminho certo, no desenvolvimento de novas tecnologias e na formação de mão de obra. Londrina é hoje referência para todo o país, o que tem atraído novas startups para cá, gerando conexão com as empresas já instaladas na cidade”, avaliou.

Segundo a realizadora do evento, a contratação de startups por empresas mais do que dobrou no último ano. O volume de contratos saltou de R$ 2,8 bilhões para R$ 6,4 bilhões, o que demonstra um crescimento de 130%. Como critério de avaliação, a pontuação é calculada a partir da quantidade dos contratos de inovação firmados entre as corporações e as startups. No ultimo ano, foram mais de 54 mil contratos registrados.

O presidente da Codel, Alex Canziani, frisou que várias capitais ficaram atrás de Londrina e que a união do Ecossistema, a colaboração com hubs e eventos para o crescimento e aprendizado mútuo contribui pra resultados como esse. “Essa é uma bela conquista. A cidade foi citada num evento com a presença de empreendedores de multinacionais, e ainda estreante numa categoria nova, é uma visibilidade que deve atrair novos investidores para a cidade”, comenta.

Contribuindo ao longo dos anos para que Londrina se desenvolva cada vez mais como um polo de tecnologia, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), tem fomentado iniciativas que promovam oportunidades dentro do Ecossistema da cidade. O gerente geral do Sebrae, Fabrício Bianchi validou a maturidade de todo o Ecossistema. “É importante o reconhecimento, mas principalmente as oportunidades geradas. Tem os empreendedores que desenvolvem seus negócios aqui e outras empresas que veem a condição de conectar demanda e oferta e negócios gerados. Isso mostra o somatório de esforços do poder público, do Sistema S (Senai, Sesc, Sesi, Senac e Sebrae) e da iniciativa privada”, concluiu.

O ranking 100 Open Startups é publicado desde 2016 pela principal plataforma de open innovation da América Latina. Sua metodologia se vale de critérios objetivos, com base na quantidade e intensidade dos relacionamentos entre corporações e startups.