Fonte: Folha de Londrina
Entre as maiores cidades do Paraná, Londrina tem a terceira maior média na proporção entre o número de habitantes e o de veículos. Na cidade existem seis carros para cada 10 habitantes. Já Curitiba e Maringá lideram o ranking no Estado, com sete automóveis para cada grupo de 10 habitantes.
Segundo dados do Departamento de Trânsito (Detran-PR), Londrina fechou o ano de 2012 com 325 mil veículos. A população londrinense, de acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado, era de 515.707 habitantes.
Londrina tem a segunda maior frota do Estado ficando atrás apenas de Curitiba, que fechou o ano passado com 1,3 milhão veículos. "Londrina teve o ano passado um número de emplacamento duas vezes maior que a média nacional", ressaltou o chefe da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município, Márcio Sandoval. Até o fechamento desta edição o Detran-PR não havia fornecido o número exato de emplacamentos na cidade em 2012.
No Brasil, no ano passado, foram emplacadas 3.802 milhões unidades – carros, motos, caminhões e ônibus – o que significou um crescimento de 4,65% em relação a 2011, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
A frota paranaense apresentou um crescimento de 6,8% em 2012 e ficou abaixo da registrada em 2011 que foi de 7,63%. O Estado fechou o ano com 5.797.871 veículos, mais do que a metade da população, que segundo o IBGE, é de 10,4 milhões de pessoas.
O número de emplacamentos, que é um indicativo de compra e venda de carros novos, também regrediu. Em 2012, foram 371.055 novos veículos contra 377.084 em 2011. Uma retração de 1,6%.
Segundo o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad, o Estado seguiu a tendência nacional de queda nos emplacamentos de veículos novos no mês de dezembro. "Mesmo com as medidas de estímulo ao consumo de automóveis, no mês de dezembro e janeiro o consumidor tem muitos gastos sazonais, com IPVA, IPTU, despesas escolares e férias, por exemplo", disse.
Além de Londrina e Curitiba, as maiores frotas do Paraná estão em Maringá com 271.308 veículos, Cascavel com 180 mil, Ponta Grossa 160,5 mil e Foz do Iguaçu com 137 mil carros.
Por outro lado, de acordo com o Detran-PR, as cidades com as menores frotas do Estado são Guaraqueçaba (509 carros), Nova Aliança do Ivaí (602), Santa Inês (646), Mirador (691), Iguatu (873) e Miraselva (877).