Foi um ano desafiador para a ACIL Jovem, o conselho da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) voltado ao jovem empreendedor. Com uma nova identidade e projetos reestruturados, a ACIL Jovem realizou ações para conscientizar sobre a carga tributária, organizou visitas técnicas, rodadas de negócios, palestras e traçou metas ousadas.
A principal conquista foi receber, pela primeira vez, o certificado Gralha Azul, concedido pela FACIAP Jovem, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), durante o 8º Congresso Empresarial Paranaense, realizado em outubro, em Foz do Iguaçu.
Com a premiação, a ACIL Jovem recebeu também o reconhecimento público da Câmara de Vereadores de Londrina, por intermédio do vereador Mestre Madureira, resultando em uma Moção de Congratulações à ACIL pela conquista inédita (leia abaixo o texto do documento na íntegra).
“O ano de 2025 foi muito importante para a história da ACIL Jovem, pois foi o ano em que a gente mais solidificou o processo de reconstrução com projetos novos, processo seletivo para a entrada de novos membros e uma padronização da qualidade para que esses processos possam ser replicados. Com isso, a gente aproxima cada vez mais o jovem empresário, treinando e fazendo com que ele tenha acesso a rede de contatos e networking para trabalhar na formação dessa futura liderança”, destaca Guilherme Lopes, presidente da ACIL Jovem.
As transformações não pararam por aí: “Foi o ano da nossa nova identidade visual, mais fortalecida, e coroamos com a certificação Gralha Azul, que reconhece todo esse esforço para a formação de futuras lideranças. Ou seja, o associativismo jovem paranaense reconheceu a ACIL Jovem como um conselho sério, que faz trabalhos importantes”, acrescenta Lopes.
O reconhecimento por parte da Câmara de Vereadores consolida um ano especial: “É importante agradecer aos vereadores Giovani Mattos e Mestre Madureira, que levaram o nome da ACIL Jovem para o plenário da Câmara e prepararam esse agradecimento público para solidificar ainda mais esse trabalho, porque tem jovens empresários com muita garra e que estão querendo fazer pela nossa cidade”, ressalta o empresário.
Confira a íntegra do Ofício DRO nº8051/2025 enviado pela Câmara de Vereadores de Londrina à ACIL:
“A Câmara Municipal de Londrina, por iniciativa do Vereador Mestre Madureira, manifesta Moção de Congratulações à ACIL, em face pela conquista inédita do Certificado Gralha Azul, reconhecimento máximo concedido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP) às entidades que se destacam pela excelência na promoção do empreendedorismo, inovação e desenvolvimento.
“A entrega do certificado ocorreu durante o encontro estadual da FACIAP, realizado na cidade de Foz do Iguaçu, que reuniu lideranças empresariais de todo o Paraná para discutir temas estratégicos ligados ao ambiente mercadológico, promoção dos negócios e o conceito de desenvolvimento regional sustentável. A ACIL Jovem obteve o reconhecimento após cumprir rigorosas métricas de desempenho, engajamento e impacto social, consolidando-se como uma das mais atuantes iniciativas jovens do estado.
“Sob a liderança de Guilherme Lopes, diretor Jovem Empresário da ACIL, e presidente da ACIL Jovem, o grupo tem demonstrado profissionalismo, comprometimento e visão de futuro, promovendo ao longo do ano uma série de projetos, capacitações e ações sociais que contribuem o protagonismo juvenil e o espírito empreendedor em Londrina e região.
“A conquista do Certificado Gralha Azul representa o reconhecimento de um trabalho coletivo e contínuo, pautado em valores como cooperação, ética, inovação e responsabilidade social, pilares fundamentais para o fortalecimento do associativismo empresarial. Por meio de suas iniciativas, a ACIL Jovem tem contribuído para formar novas lideranças, aprimorar o setor produtivo das demandas sociais e impulsionar o desenvolvimento econômico local.
“O vereador Mestre Madureira parabeniza Guilherme Lopes e todos os integrantes da ACIL Jovem por esta importante conquista, que projeta Londrina como referência estadual na formação de jovens empreendedores engajados e conscientes de seu papel transformador na sociedade.
“Reconhece também o apoio da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e de todos os parceiros e mentores que acreditam e investem na juventude empreendedora, contribuindo para a construção de uma cidade mais inovadora, colaborativa e próspera.
“Esta Moção expressa o reconhecimento público da Câmara Municipal de Londrina ao mérito, ao esforço e à dedicação de todos os envolvidos, celebrando uma vitória que inspira o fortalecimento do associativismo jovem paranaense e reforça o nome de Londrina no cenário estadual do empreendedorismo.”



