Fonte: Jornal de Londrina
O primeiro Mutirão do Emprego Temporário, realizado pela Agência do Trabalhador de Londrina encaminhou 971 pessoas para diferentes oportunidades de trabalho. A ação foi realizada nos dias 19 e 20.
Na avaliação da coordenadora do órgão, Neiva Sefrim, o resultado superou as expectativas. “Às 11h do sábado, as empresas informaram que já tinham preenchido todas as vagas”, disse.
Segundo Neiva, a estimativa inicial era atender 600 pessoas durante toda a ação, mas a meta foi ultrapassada já no primeiro dia. “No sábado de feriado, mesmo um pouco chuvoso de manhã, houve muita procura. As pessoas estavam motivadas”, contou.
Em alguns casos, os candidatos saíram da agência com mais de uma oportunidade nas mãos. “Teve uma senhora que ia cobrir, temporariamente, uma vaga de auxiliar de costura e, depois, ser contratada como costureira”, citou a coordenadora.
Do total de vagas, 1.015 eram temporárias. Neiva informou que cerca de 11 empresas, de diversos segmentos, participaram do mutirão. As oportunidades se dividiam em áreas do comércio, indústria da confecção, lojas de shopping, supermercados, setor de serviços, empresas de mão de obra terceirizada. Pessoas de municípios como Assaí e Jacarezinho saíram do Sine de Londrina empregadas.
Neiva explicou que os encaminhados para vagas nas empresas, que estavam presentes no Sine durante o mutirão, realizaram as entrevistas no mesmo dia e, em muitos casos, já saíram da agência empregados. “Tem candidatos a vagas de outras empresas que vão realizar entrevistas amanhã [segunda]”, disse.
Balanço
Nesta segunda-feira (22), o Sine fará um balanço com as empresas participantes do mutirão para verificar o perfil das pessoas selecionadas e o número real de efetivações. Com a diminuição da oferta de vagas, a agência terá que começar o serviço de captação novamente.
Um novo mutirão, segundo a coordenadora do Sine, só se justifica se houver grande disponibilidade de vagas. “O que justifica o mutirão é o número de vagas captadas. Nós tínhamos 1.841 vagas disponíveis e nosso dever é acelerar o processo de contratação. Por isso, programamos o mutirão”, argumentou.
Neiva informou que o atendimento na Agência do Trabalhador segue normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.