Fonte: Assessorias/Comissão de Infraestrutura
Uma reunião em Brasília, na próxima terça-feira (3/10), vai esclarecer como está a análise do pedido para incluir a obra do futuro Contorno Leste de Londrina no leilão que vai definir a concessionária responsável pelo lote que inclui a PR-445.
Esse foi um dos anúncios feitos na 39ª reunião da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná, nesta sexta-feira (29/9), na Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL. A Comissão existe desde 2017, por iniciativa do deputado estadual Tiago Amaral (PSD), que uniu entidades da sociedade civil organizada e representantes do poder público, com foco na concretização de obras importantes para a região.
“O Contorno Leste é fundamental para trazer mais segurança e facilitar o acesso rumo ao Norte Pioneiro até São Paulo. Essa obra precisa avançar, pois o trânsito pesado acaba passando pela cidade, provocando riscos e engarrafamentos. Muitas cidades menores, como Rolândia, têm contorno. Apesar de todas as promessas, Londrina ainda está a ver navios. Já pagamos o Contorno Norte na concessão passada, e a obra não saiu”, destaca Angelo Pamplona, presidente da ACIL.
Análise técnica vai definir outras reuniões
Segundo o deputado federal Diego Garcia, a reunião sobre o Contorno Leste será na Infra S/A, empresa responsável por obras, planejamento e estruturação de projetos para o setor de infraestrutura de transportes do Governo Federal. Diego Garcia solicitou também uma nova reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para reforçar o pedido feito em junho por lideranças políticas e entidades representativas de Londrina e região.
Por outro lado, o deputado sugeriu que a Comissão de Infraestrutura marque ainda uma reunião com a Infra S/A, a ANTT e o Ministério, para tratar de todos os interesses da região Norte nos lotes 3 e 4 da concessão do pedágio.
“Seria pra gente entender de fato o que está e o que não está presente nos lotes. Temos de criar um debate, antes da avaliação final do Tribunal de Contas da União”, esclarece o deputado federal, que apresentou também a ideia de fazer uma reunião com os ministros do TCU.
Viaduto da PUC: obra já começou, com impacto para empresas
A obra do Viaduto da PUC, na BR-369, em Londrina, começou no dia 13/9. É um investimento de R$ 31 milhões do Governo do Estado, para resolver os congestionamentos no trecho em que a rodovia cruza quatro vias municipais, incluindo o principal acesso para o campus da universidade.
O ritmo da obra causa impacto na vida da população e das empresas. Segundo o engenheiro Fernando Bergamasco, diretor de projetos da Secretaria de Obras da Prefeitura de Londrina, até 31 de março do ano que vem, as marginais têm de estar disponíveis.
Assim, foi proposta uma reunião extraordinária da Comissão, para ouvir a construtora que toca a obra. O deputado estadual Tiago Amaral sugeriu chamar também as empresas localizadas na região, que sofrem o impacto direto dos desvios necessários para a obra. A reunião deve ser realizada em outubro.
Aeroporto de Londrina: ILS e aumento da pista preocupam
Nicolás Mejía, CEO do Grupo Folha de Londrina, acompanha em nome da Comissão o andamento das obras de modernização do Aeroporto de Londrina. Notícias publicadas pela imprensa deram conta de que estaria descartada a instalação do ILS, equipamento que auxilia pousos e decolagens quando o tempo não está firme.
Segundo Mejía, isso não está definido. Haverá uma reunião em novembro com o presidente da CCR, concessionária que assumiu o aeroporto, para entender o posicionamento da empresa em relação ao ILS. Também haverá questionamento sobre quem deve fazer o pedido para instalar o equipamento, se é a CCR, a Força Aérea Brasileira ou a Prefeitura de Londrina. Paralelamente, a Prefeitura prepara um ofício explicando todas as desapropriações já feitas, que permitiriam a instalação do sistema de pouso por instrumento.
Nicolás Mejía reforçou a necessidade de acompanhar muito de perto a questão da ampliação da pista, que não ficou clara na apresentação feita pela CCR no lançamento das obras, em agosto.
Duplicação da PR-445
O deputado estadual Tiago Amaral conversou novamente com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, que pediu mais um prazo para tratar da possibilidade de o Governo do Estado realizar a duplicação completa da PR-445, incluindo o trecho entre os distritos de Lerroville e Irerê, onde as obras ainda não começaram.
“A gente entende que essa obra é fundamental para o desenvolvimento da cidade e que deve ser feita antes da contratação da nova concessionária do pedágio”, defende Tiago Amaral.
No trecho entre Mauá da Serra e Lerroville, as obras avançam dentro do ritmo previsto. Até o final do ano, o Governo do Estado deve liberar para o tráfego 10 dos 27 quilômetros em execução.
Iluminação no trecho urbano da PR-445
A Comissão de Infraestrutura vai protocolar no Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) o projeto para iluminar em LED o trecho urbano da PR-445, entre Londrina e Cambé. O índice de acidentes no trecho é muito alto. Em junho, o capitão Glauco Andrade de Oliveira, comandante da 2ª Companhia da Polícia Rodoviária Estadual, apresentou a demanda na reunião da Comissão de Infraestrutura do Norte do Paraná. Segundo ele, “entre os quilômetros 65 e 87, a média de acidentes com óbitos e feridos é maior do que a estatística de toda a rodovia”.
Viaduto da Angelina Ricci Vezozzo
O engenheiro Fernando Bergamasco, da Prefeitura de Londrina, disse que, com a expectativa da construção do futuro Contorno Norte, a Avenida Brasília passará a ser efetivamente uma via urbana. A partir disso, houve um entendimento técnico no sentido de retornar ao projeto original de construir um viaduto no cruzamento da BR-369 com a Avenida Angelina Ricci Vezozzo. “Com a previsão do Contorno Norte, as características geométricas do projeto do viaduto passam a ser aceitas”. Mas ele explica que ainda não é possível prever um prazo para a definição, que está a cargo do DNIT.
Viaduto da Esperança
Para a construção do Viaduto da Esperança, na BR-369, em Cambé, a Prefeitura do município está aguardando a empresa Zocco concluir os projetos complementares e as correções, para enviar ao DER.
Participaram da reunião:
· Angelo Pamplona – Associação Comercial e Industrial de Londrina
· Rodrigo Geara – Associação Comercial e Industrial de Londrina
· Carlos Alberto Feio Ribeiro – Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé
· Conrado Scheller – Prefeito de Cambé
· Célia Catussi – Sinduscon Norte
· Decarlos Manfrin – Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina
· Fabrício Bianchi – Sebrae
· Nicolás Mejía – Grupo Folha de Londrina
· Robson Shimizu – IPPUL
· Paulo Mesquieri – Associação das Empresas do Parque Industrial de Cambé
· Fernando Bergamasco – Secretaria de Obras de Londrina
· Sandra Moya – Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina
· David Dequech Neto – Sociedade Rural do Paraná
· Tiago Amaral – Deputado Estadual
· Diego Garcia – Deputado Federal