Biometano

Novo presidente da Compagas estará em workshop sobre expansão do gás canalizado, nesta quarta, (2) na ACIL

Biometano reduz em até 95% as emissões de gases de efeito estufa, promovendo uma matriz energética mais limpa.

Equipe ACIL

Compartilhe com o universo

Compartilhar Novo presidente da Compagas estará em workshop sobre expansão do gás canalizado, nesta quarta, (2) na ACIL no Linkedin Compartilhar Novo presidente da Compagas estará em workshop sobre expansão do gás canalizado, nesta quarta, (2) na ACIL no Twitter Compartilhar Novo presidente da Compagas estará em workshop sobre expansão do gás canalizado, nesta quarta, (2) na ACIL no Facebook

Fonte: Compagas

A Compagas vai realizar um workshop técnico nesta quarta-feira (2), às 8 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), para apresentar o Projeto de Expansão Norte do Paraná para o gás biometano, apontado como um meio para impulsionar o futuro energético da região. A intenção é explicar o método construtivo da rede de gás canalizado e os benefícios da energia sustentável. O evento vai contar com a participação de Eudis Furtado, que assumiu recentemente a presidência da Compagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link (https://compagas.rds.land/evento-workshop-londrina).

O workshop é dirigido para autoridades locais, órgãos públicos, empresários, entidades de classe e para a comunidade em geral, trazendo informações sobre o método construtivo da rede, questões operacionais e ligadas à segurança, e os benefícios da infraestrutura para o desenvolvimento regional.

Uma das principais inovações do projeto é o fornecimento de biometano, um combustível 100% renovável, que fará das cidades contempladas as primeiras do Estado a serem atendidas por essa fonte de energia sustentável. O biometano, além de reduzir até 95% as emissões de gases de efeito estufa, fortalece a economia circular e promove uma matriz energética mais limpa e eficiente.

A chegada da rede de gás canalizado representa um marco para o crescimento econômico e para a infraestrutura regional. A construção e a operação da rede de gás canalizada seguem rigorosos padrões de segurança, garantindo um fornecimento contínuo e estável para indústrias, comércios e residências. Um dos impactos mais significativos para as cidades será a redução do número de caminhões que transportam combustíveis líquidos, reduzindo o tráfego pesado e aumentando a segurança viária no centro das cidades. Para efeitos comparativos, apenas em Curitiba, um levantamento da Compagas revelou que o uso de gás natural canalizado evita cerca de 3 mil viagens de caminhões de GLP por mês, o que representa ainda uma redução de aproximadamente 31 toneladas de CO2 na atmosfera.

Além disso, a disponibilidade de gás canalizado é um atrativo para novos investimentos, impulsionando a instalação de empresas e fomentando a geração de empregos. A infraestrutura também proporciona maior previsibilidade no abastecimento, eliminando a dependência de estoques e garantindo um fornecimento contínuo de energia.

Durante o workshop, a Compagas também vai apresentar os processos de licenciamento e planejamento da rede, demonstrando seu compromisso com a transparência e a sustentabilidade. Especialistas da empresa vão esclarecer dúvidas e reforçar a importância do projeto para a modernização energética das cidades atendidas.

Os eventos – o workshop segue para Maringá na quinta-feira (3) – são gratuitos e representam uma oportunidade única conhecer de perto a operação e os benefícios da rede de gás canalizado, além das vantagens do gás natural e do biometano como fonte de energia mais limpa e eficiente.

(Com informações da Compagas)

Foto: Jonathan Campos/AEN

Workshop de apresentação do Projeto de Expansão da Rede de Gás Canalizado

Quando: Quarta-feira (2), a partir das 8 horas. 

Onde: Auditório David Dequêch, na ACIL (R. Minas Gerais, 297 – 1º andar).

Inscrições gratuitas pelo link  (https://compagas.rds.land/evento-workshop-londrina).

Leia também