Fonte: Compagas
A Compagas vai realizar um workshop técnico nesta quarta-feira (2), às 8 horas, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), para apresentar o Projeto de Expansão Norte do Paraná para o gás biometano, apontado como um meio para impulsionar o futuro energético da região. A intenção é explicar o método construtivo da rede de gás canalizado e os benefícios da energia sustentável. O evento vai contar com a participação de Eudis Furtado, que assumiu recentemente a presidência da Compagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link (https://compagas.rds.land/evento-workshop-londrina).
O workshop é dirigido para autoridades locais, órgãos públicos, empresários, entidades de classe e para a comunidade em geral, trazendo informações sobre o método construtivo da rede, questões operacionais e ligadas à segurança, e os benefícios da infraestrutura para o desenvolvimento regional.
Uma das principais inovações do projeto é o fornecimento de biometano, um combustível 100% renovável, que fará das cidades contempladas as primeiras do Estado a serem atendidas por essa fonte de energia sustentável. O biometano, além de reduzir até 95% as emissões de gases de efeito estufa, fortalece a economia circular e promove uma matriz energética mais limpa e eficiente.
A chegada da rede de gás canalizado representa um marco para o crescimento econômico e para a infraestrutura regional. A construção e a operação da rede de gás canalizada seguem rigorosos padrões de segurança, garantindo um fornecimento contínuo e estável para indústrias, comércios e residências. Um dos impactos mais significativos para as cidades será a redução do número de caminhões que transportam combustíveis líquidos, reduzindo o tráfego pesado e aumentando a segurança viária no centro das cidades. Para efeitos comparativos, apenas em Curitiba, um levantamento da Compagas revelou que o uso de gás natural canalizado evita cerca de 3 mil viagens de caminhões de GLP por mês, o que representa ainda uma redução de aproximadamente 31 toneladas de CO2 na atmosfera.
Além disso, a disponibilidade de gás canalizado é um atrativo para novos investimentos, impulsionando a instalação de empresas e fomentando a geração de empregos. A infraestrutura também proporciona maior previsibilidade no abastecimento, eliminando a dependência de estoques e garantindo um fornecimento contínuo de energia.
Durante o workshop, a Compagas também vai apresentar os processos de licenciamento e planejamento da rede, demonstrando seu compromisso com a transparência e a sustentabilidade. Especialistas da empresa vão esclarecer dúvidas e reforçar a importância do projeto para a modernização energética das cidades atendidas.
Os eventos – o workshop segue para Maringá na quinta-feira (3) – são gratuitos e representam uma oportunidade única conhecer de perto a operação e os benefícios da rede de gás canalizado, além das vantagens do gás natural e do biometano como fonte de energia mais limpa e eficiente.
(Com informações da Compagas)
Foto: Jonathan Campos/AEN
Workshop de apresentação do Projeto de Expansão da Rede de Gás Canalizado
Quando: Quarta-feira (2), a partir das 8 horas.
Onde: Auditório David Dequêch, na ACIL (R. Minas Gerais, 297 – 1º andar).
Inscrições gratuitas pelo link (https://compagas.rds.land/evento-workshop-londrina).