O place branding, uma estratégia de marketing e comunicação para divulgar as qualidades de Londrina, voltou a ser discutido na reunião desta terça-feira (15) do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, realizada na ACIL. Também entraram na pauta diversas ações estratégicas voltadas ao MasterPlan e ao Fundo do Instituto para o Desenvolvimento de Projetos de Londrina.
Foram avaliadas, ainda, iniciativas como a entrega de reivindicações levantadas pelo Núcleo aos deputados estaduais durante a Assembleia Legislativa Itinerante, realizada na ExpoLondrina. O documento foi encaminhado para Alexandre Curi, presidente da ALEP, que também recebeu reivindicações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Londrina.
Outro assunto que voltou à pauta é a necessidade de se intensificar a industrialização de Londrina, com a elaboração de um plano específico e a identificação de parceiros estratégicos. A implementação da Lei da Liberdade Econômica em Londrina também entrou no debate para agilizar a desburocratização e acelerar a digitalização municipal.
A reunião do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial contou com a participação da ACIL, Abratic, Sinduscon, Sindimetal, Sebrae, Sescap-LDR, Sincoval, CEAL e FIEP.
Para 2025, o Núcleo definiu como prioridades a institucionalização do MasterPlan Londrina 2040; articulação com representantes políticos de emendas que beneficiem a cidade; desburocratização dos serviços públicos; revitalização do Centro; industrialização; plano de comunicação para Londrina, que vem se formatando como um place branding; Comissão de Segurança; Turismo e Centro de Convenções.
Instaurado a partir de 2009 como uma instância executiva das entidades representativas junto ao poder público, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial participou de articulações e conquistas em prol da ampliação do Aeroporto de Londrina, implantação e desenvolvimento do Programa Compra Londrina, Sala do Empreendedor, Plano Diretor e Leis Complementares, ensino do empreendedorismo nas escolas, viabilização do Tecnocentro, da Cidade Industrial, da criação e desenvolvimento do Ecossistema de Inovação, e da criação de cursos de Engenharia, entre outras demandas que resultaram em benefícios para toda a cidade.